Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Terça, 10 de maio de 2016, 07h59

Embrapa lança livro sobre salmonela e aplicativo


.

A Embrapa Suínos e Aves, unidade descentralizada da empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, lança hoje (10/5) um livro e um aplicativo voltados para a suinocultura. Os lançamentos acontecem durante o Encontro Técnico da Abraves Regional/SC, que será realizado no auditório da Embrapa em Concórdia-SC, a partir das 9 horas da manhã.

O livro "Salmonela na suinocultura brasileira: do problema ao controle" reúne mais de uma década de pesquisas da Embrapa Suínos e Aves sobre a bactéria Salmonella. Em parceria com o setor de Medicina Veterinária Preventiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e iniciativa privada, foi possível desenvolver ao longo do tempo a experiência e os resultados necessários para a produção de uma obra como esta, que aborda as estratégias de controle da Salmonella nas diferentes etapas da cadeia de produção de suínos (granjas, fábricas de ração e matadouros-frigoríficos).

O livro também trata de temas como o sistema de gestão da segurança de alimentos e a análise de risco microbiológica. A publicação tem a edição técnica da pesquisadora Jalusa Deon Kich e do analista Jean Carlos Vilas Boas Souza e, em breve, estará à disposição para download gratuito na página da Embrapa Suínos e Aves.

Já o aplicativo "DiagSui – Diagnóstico laboratorial em suinocultura: acesso e funcionalidades" é uma ferramenta desenvolvida para aplicativos móveis com sistema operacional Android que traz orientações sobre o diagnóstico laboratorial das principais doenças dos suínos, incluindo informações sobre escolha dos animais para colheita das amostras, colheita das amostras, envio ao laboratório, principais exames laboratoriais utilizados e interpretação de resultados laboratoriais.

O público-alvo é formado por veterinários de granjas e de empresas que trabalham com sanidade de suínos. O objetivo do DiagSui é disponibilizar aos profissionais da área informações importantes que possam ser acessadas no momento em que o veterinário se defronta com um problema clínico na granja e precisa rapidamente colher amostras para o envio ao laboratório. Para facilitar, a base de dados do aplicativo pode ser acessada off line.

Com esta ferramenta, espera-se aumentar o percentual de acerto nos diagnósticos realizados, possibilitando que formas mais rápidas e efetivas de controle das doenças sejam utilizadas e, consequentemente, reduzindo-se a mortalidade de animais e os custos de produção. O DiagSui foi desenvolvido pelo analista Marcos Mores e pelo Núcleo de Tecnologia da Informação da Unidade.

O aplicativo está disponível no endereço play.google.com




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114