Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Quarta, 11 de maio de 2016, 19h58

Embrapa apresenta forrageiras tropicais de excelência na Expozebu Dinâmica 2016


A Embrapa Produtos e Mercado esteve presente na Expozebu Dinâmica (de 4 a 6 de maio) em parceria com a Unipasto - Associação para o Fomento à Pesquisa de Melhoramento de Forrageiras fazendo a promoção das forrageiras desenvolvidas em parceria.

Desde sua primeira versão, a Embrapa Produtos e Mercado participa da Expozebu Dinâmica. A iniciativa, em formato de Dia de Campo, em 2012, deu tão certo que a Dinâmica passou a acompanhar o calendário da Expozebu - Exposição Internacional das Raças Zebuínas, uma feira de genética, tecnologia e negócios promovida pela ABCZ - Associação Brasileira de Criadores de Zebu, que ocorre tradicionalmente no mês de maio em Uberaba (MG) e reúne empresas de diversos segmentos, com destaque para as que compõem o setor produtivo do agronegócio das cadeias produtivas da carne e do leite.

Durante os três dias da Dinâmica, o público da Expozebu teve a oportunidade de participar dos dois eventos, utilizando uma infraestrutura de transportes que levava os interessados do recinto de Exposições da Expozebu, na área urbana de Uberaba/MG, até a Expozebu Dinâmica, na Estância Orestes Prata Tibery Júnior (Uberaba/MG), aproximadamente 6 km de distância.

Este ano, a Embrapa, que implantou e mantém todo o plantio de iLP (Integração Lavoura e Pecuária) e iLPF (Integração Lavoura, Pecuária e Floresta) na Dinâmica, também teve o papel de correalizadora da exposição, numa parceria com a ABCZ formalizada durante a abertura do evento.

A participação da Embrapa na Dinâmica se deu em várias frentes, uma delas é um circuito com demonstração de técnicas de pastagem com milho e sorgo para recuperação de pastagem em Sistema ILP, outra é o circuito com trigo e soja para o cerrado, além da presença de seus técnicos e analistas nos estandes, que se alternaram no atendimento às demandas do público e em articulações com instituições públicas e privadas, segundo informou Vítor Del Alamo Guarda, analista de mercado da Embrapa Produtos e Mercado, que esteve na Dinâmica.

As forrageiras da Embrapa têm uma participação expressiva no mercado interno e externo, principalmente nos campos da América do Sul e América Central, disse Camilo Vieira, gerente do Escritório do Triângulo Mineiro (Uberlândia, MG), da Embrapa Produtos e Mercado, que também participou da Dinâmica e atendeu aos interessados em cultivares resistentes à cigarrinha das pastagens e outras pragas que atacam as forrageiras.

Cultivares presentes na Dinâmica

Entre as forrageiras que os visitantes tiveram oportunidade de conhecer na exposição estava a nova cultivar BRS Tamani, lançada em 2015, que se destaca por apresentar maior porcentagem de folhas que as demais cultivares de Panicum presentes no mercado e pela qualidade da forragem, com resistência às cigarrinhas das pastagens.

Entre as cultivares em destaque encontra-se a BRS Mandarim, excelente opção para adubação verde e recuperação de pastagens degradadas em solos de baixa fertilidade, a BRS Tupi, cultivar de Brachiaria humidicola, resistente às cigarrinhas, por tolerância, uma opção na diversificação de pastagens, diminuindo o risco eventual a pragas e doenças e uma alternativa para a formação de pastagens por sementes nas áreas úmidas sujeitas a alagamentos temporários.

A BRS Paiaguás que mostra sua vantagem no período seco, quando apresenta maior acumulo de forragem de melhor valor nutritivo, resultando em maiores ganhos de peso por animal e por área. Na média de três anos produz em ganho de peso vivo por área 45 kg/ha/ano a mais que o capim BRS Piatã usado como testemunha. Na ILP é de fácil utilização com milho safrinha para produção de forragem de outono-inverno e/ou de palhada para plantio direto.

O capim elefante anão BRS Kurumi se destaca por apresentar alto potencial de produção de forragem, com excelentes características nutricionais, o que possibilita ao produtor de leite intensificar a produção animal com menor uso de concentrado. Chama a atenção pela elevada relação folha/colmo e facilidade de manejo devido ao seu porte.

A BRS Zuri, uma gramínea cespitosa, que apresenta tolerância moderada ao encharcamento do solo, sendo uma opção para diversificação de pastagens nos biomas Amazônia e Cerrado. Com alto valor nutritivo e resistência às cigarrinhas das pastagens, a BRS Zuri tem alto grau de resistência à mancha das folhas, causada pelo fungo Bipolaris spp.

A curiosidade ficou por conta de um híbrido de braquiária a BRS RB331 Ipyporã e a BRS Kênia de Panicum maximumm que foram apresentadas aos visitantes como os próximos lançamentos da Embrapa. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114