Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Segunda, 23 de maio de 2016, 18h41

Imac é apresentado a produtores rurais de Mato Grosso


O presidente do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Luciano Vacari, e o secretário adjunto de Agricultura da Sedec, Alexandre Possebon, percorreram diversos municípios do Estado nas últimas semanas para apresentar aos produtores rurais o instituto, criado em março deste ano com o objetivo de promover a carne de Mato Grosso e definir critérios para a tipificação da carne, entre outros.

De acordo com Luciano Vacari, a receptividade dos pecuaristas tem sido bastante positiva. “Aproveitamos a oportunidade do Acrimat em Ação, que é realizado por uma das nossas parcerias no Imac, a Acrimat, e estamos apresentando como funcionará o Instituto e no que já estamos trabalhando. Por onde passamos, os produtores estão entendendo a importância do Imac para agregar valor à carne mato-grossense”, pontuou.

Segundo o secretário adjunto de Agricultura, Alexandre Possebon, o Imac é formado pela Acrimat, pelo Sindicato das Indústrias de Frigorífico de Mato Grosso (Sindifrigo) e pelo Governo Estadual. “Tudo está sendo trabalhado em conjunto com os representantes das cadeias envolvidas no Imac”.

Foram realizadas apresentações do Imac nos municípios de Juína, Juara, Carlinda, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde. Nesta terça-feira, 24 de maio, será a vez de Marcelândia.

Instituto

Estado que detém o maior rebanho bovino do Brasil, com 29,2 milhões de animais, Mato Grosso saiu na frente e foi a primeira unidade da federação a lançar um selo que atesta a qualidade da carne produzida em seu território, o selo “Carne de Mato Grosso”, um produto do Imac.

O Imac é um Serviço Social Autônomo, de interesse coletivo e de utilidade pública. Terá entre suas fontes de receita recursos provenientes de convênios, acordos e contratos celebrados com entidades, organizações e empresas, públicas ou privadas, contribuições de pessoas jurídicas de direito público e privado, entre outros.

Atribuições

Promover a carne de Mato Grosso; definir critérios para tipificação da carne; articular com entes públicos e privados nacionais e/ou internacionais o desenvolvimento de ações que promovam a carne de Mato Grosso e estudos para a melhoria da carne; realizar parcerias por meio de convênios com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), com o objetivo de capacitar os produtores rurais da agricultura familiar; desenvolver pesquisas e tecnologias para padronização de carcaças e melhorias na qualidade da carne; promover atividades de orientação ao consumidor, baseadas em pesquisas de mercado; fomentar o desenvolvimento de produtos e a rastreabilidade da carne são algumas das atribuições do Imac.

O instituto contará também com um Sistema Eletrônico de Informação das Indústrias de Carne (SEIIC), que permitirá melhor controle sobre a produção, tanto pelos frigoríficos quanto pelos produtores, e beneficiará o consumidor, que terá garantida a segurança alimentar do produto adquirido. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114