Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Terça, 21 de junho de 2016, 15h08

Tecnologias de pulverização eletrostática serão expostas na Hortitec


Foto: Eliana Lima

A Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) participa da 23a. Hortitec – Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas, de 22 a 24 de junho, em Holambra, SP, com tecnologias de aprimoramento da pulverização eletrostática, que aumentam a eficiência de controle de pragas e doenças na lavoura. Além disso, estas tecnologias com a otimização da deposição de agrotóxicos sobre os alvos biológicos, reduzem os efeitos dos inseticidas sobre os organismos não-alvos.

O benefício direto do aumento da eficiência de controle de pragas e doenças com a pulverização eletrostática é que ela otimiza a deposição dos defensivos e reduz as perdas para o solo em até 20 vezes quando comparadas com uma pulverização convencional.

Segundo o pesquisador Aldemir Chaim, idealizador das tecnologias, "tão importante quanto aplicar o produto correto seguindo as recomendações de um profissional, é garantir que o produto aplicado alcance os alvos biológicos desejáveis na quantidade necessária. A ausência dessa preocupação pode resultar em impactos negativos ao homem, ao meio ambiente e ao produto", salienta ele.

Serão apresentadas três soluções tecnológicas de eletrificação de gotas: o pulverizador elétrico e eletrostático, o kit para eletrificação de bicos hidráulicos e o bico pulverizador pneumático eletrostático – inovações que contemplam diversas possibilidades de aplicações de acordo com a necessidade de cada cultura, de pequeno, médio e grande porte, o que amplia sua utilização.

Software Gotas

E para controlar o rendimento e a qualidade das pulverizações e a quantidade de agrotóxicos aplicados na lavoura desenvolveu em conjunto com a Embrapa Informática (Campinas, SP) o Software Gotas. O programa visa ajudar os agricultores a controlar o rendimento, a qualidade de suas pulverizações e a quantidade de agrotóxicos aplicados.

O software oferece vários parâmetros de deposição, como tamanho e densidade de gotas depositadas. Isto permite ao agricultor decidir sobre os melhores ajustes de aplicação, tais como, melhor combinação de bicos de pulverização, consumo de calda e velocidade de deslocamento do trator, beneficiando diretamente o rendimento das operações.

A técnica consiste na utilização de cartões feitos de papel sensível à água que são afixados nas partes alta, média e baixa das plantas. Após a pulverização, os cartões são recolhidos e, em seguida, digitalizados para uso em computador ou fotografados com o uso do celular. O objetivo é promover uma melhoria na deposição e na distribuição do defensivo nas plantas. Assim, salientam os pesquisadores, "o produto aplicado não é desperdiçado, gerando uma economia para o produtor".

O Gotas é de acesso gratuito e está disponível na Rede Agrolivre. Além disso, os produtores também terão acesso ao manual de utilização, que orienta sobre as especificações técnicas necessárias para o funcionamento.

Sob a coordenação da Embrapa Hortaliças (Brasília, DF), compartilham o espaço da feira outras Unidades da Empresa (Recursos Genéticos e Biotecnologia, Produtos e Mercado, Instrumentação, Informática Agropecuária e Meio Ambiente), sendo as três primeiras sediadas em Brasília e as demais nas cidades paulistas de São Carlos, Campinas e Jaguariúna, respectivamente. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114