Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Quarta, 22 de junho de 2016, 07h31

Aquisys v.1.3 é apresentado a piscicultores


Cerca de 50 produtores e extensionistas participaram de curso sobre piscicultura e as Boas Práticas de Manejo (BPM), em 16 de junho de 2016, oferecido pelo Polo Regional do Leste Paulista, em Monte Alegre do Sul, da Agência Paulista de Tecnologias para o Agronegócio (Apta), em parceria com a Embrapa Meio Ambiente, a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) e a Prefeitura Municipal de Monte Alegre do Sul, com o apoio da Socil Evialis Nutrição Animal Indústria Comércio (grupo francês InVivo).
Os temas abordados foram a apresentação do Aquisys v.1.3 - sistema informatizado de apoio às BPMs e gestão ambiental da aquicultura – foco na produção de tilápia em viveiro escavado, desenvolvido pela Embrapa (participação das Unidades Meio Ambiente, Tabuleiros Costeiros, Agropecuária Oeste, Amazônia Ocidental e Pesca e Aquicultura) e Apta/Polo Regional do Leste Paulista. As palestras foram ministradas por pesquisadores do Polo Regional do Leste Paulista (Célia Maria Scorvo, Patricia Turco e João Scorvo) e da Embrapa Meio Ambiente (Maria Conceição Pessoa e Marcos Losekann) e pelo representante da Socil Evialis (Gerson Franceschini).
A apresentação do sistema foi realizada pela coordenadora do desenvolvimento do Aquisys e do seu processo de validação, Maria Conceição Pessoa. A importância da qualidade da água utilizada na piscicultura e dos seus principais indicadores, disponibilizados no Aquisys, também foram apresentados por Marcos Losekann.

O Aquisys v.1.3 viabiliza cálculos e orientações para o sistema produtivo de tilápia em viveiro escavado (algumas válidas também para tanque-rede), sintetizados a partir de demandas de produtores, levantamentos e pesquisa. Desse modo, organiza informações que possibilita a atualização de conhecimento e o início de um processo mínimo de gerenciamento e controle da piscicultura, com foco em aspectos produtivos, econômicos e ecológicos. O sistema é acessado por tablets, celulares (smartphones) ou computadores pessoais do usuário com acesso Internet.

O Aquisys teve sua primeira versão (protótipo) desenvolvida no âmbito do Projeto Manejo e Gestão Ambiental (pertencente à Rede Aquabrasil da Embrapa), coordenado pela Embrapa Meio Ambiente, para atender as particularidades locais de algumas regiões de São Paulo e Santa Catarina. Posteriormente, durante o Projeto de validação do sistema Aquisys, seu conteúdo foi revisto, alterado e validado para atender às demandas das principais regiões produtoras de tilápia em viveiro escavado do país. Esse processo contou com a participação de pesquisadores de cinco Unidades da Embrapa (Meio Ambiente, Tabuleiros Costeiros, Amazônia Ocidental, Agropecuária Oeste e Pesca e Aquicultura) e de pesquisadores da Apta Regional do Leste Paulista.

O Aquisys v.1.3 foi testado e validado por seus diferentes públicos (produtores de tilápia, pesquisadores, professores, estudantes de graduação e pós graduação de cursos ligados à aquicultura, técnicos extensionistas e outros profissionais da área) no país. O sistema permite e facilita a inclusão rápida da difusão de novos conhecimentos obtidos a partir da pesquisa, como igualmente viabiliza a incorporação futura de novos módulos que atendam aos outros sistemas de produção ou espécies. Diagnósticos ou cálculos expeditos são fornecidos ao usuário, após suas respostas aos questionários dinâmicos e online do sistema. Essas respostas demandam, em sua grande parte, de observações visuais e/ou atividades rotineiras e do uso de equipamentos de baixo custo disponíveis geralmente na propriedade.

"Por ser um sistema indicador, o uso do Aquisys é orientador mas não exclui a necessidade de acompanhamento local por profissional habilitado em diagnósticos mais precisos", enfatiza Conceição. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114