Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Sexta, 24 de junho de 2016, 19h15

Embrapa destaca sistema de produção no Cerrado brasileiro


Na série de palestras técnicas da Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás, GO), o fitotecnista do Núcleo Regional da Embrapa Algodão, Alexandre Cunha B. Ferreira apresentou, no dia 21 de junho, tema sobre ‘Avanços e desafios da cotonicultura nos sistemas de produção do Cerrado brasileiro'.

Alexandre mostrou a cultura do algodoeiro integrado ao sistema de produção em três municípios: Santa Helena (GO), Primavera do Leste (MT) e, Luis Eduardo Magalhães (BA).

O fitotecnista da Embrapa Algodão falou, ainda, sobre sistemas convencionais, sistema de semeadura direta, plantas de cobertura consorciadas com algodão e milho, rotação e sucessão de culturas com ênfase em plantas de cobertura em várias localidades do Cerrado.

A apresentação fez parte da tríade de palestras ministradas pelos pesquisadores da Embrapa, cujo tema central trata do Sistema de Plantio Direto (SPD) no Cerrado, iniciado com a palestra do pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão, Mabio Chrisley Lacerda, dia 10, que destacou a cultura do arroz em sistemas integrados de produção nas principais regiões produtoras do Brasil.

Mabio apresentou alguns experimentos realizados com a cultura do arroz CL (Tecnologia Clearfield®) consorciado com as forrageiras Massai, Piatã, Paiaguás ou Marundu além de ações realizadas em áreas de pastagens degradadas.

Esse tipo de consórcio tem sido possível devido ao uso do herbicida para a redução do crescimento das forrageiras e, assim, reduzir a competição destas forrageiras com a cultura do arroz.

O plantio consorciado de arroz com forrageiras é uma alternativa bastante promissora, seja na reforma de pastagens e em outros sistemas integrados de produção, como na ILPF, por exemplo, ou a rotação de culturas, entre outros.

Na semana seguinte, dia 14, o fitotecnista Roberto Kazuhiko Zito, do Núcleo Regional da Embrapa Soja falou sobre ‘Sistemas agrícolas, produtivos e de cultivo: perspectivas e possibilidades'.

Roberto destacou em sua fala abordagem não convencional dos sistemas, comparando sistemas de produção, sistemas de cultivos e oferta ambiental, produção de biomassa, com foco no milho safrinha, sucessão soja-milho e a importância das braquiárias para a composição do ambiente, entre outros temas. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114