Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Segunda, 04 de julho de 2016, 16h38

Agricultores de Teresópolis (GO) trocam experiências sobre agroecologia e manejo de solo


O seminário ‘Manejo agroecológico do solo', realizado em primeiro de julho, na Câmara de Vereadores de Teresópolis, município distante 32 quilômetros de Goiânia, reuniu agricultores, extensionistas, autoridades locais, estaduais e representantes federais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O evento é parte das atividades do Projeto Compostar, conduzido pela Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás, GO) com a parceria da Emater Goiás e de outras instituições.

Durante o encontro, a pesquisadora Flávia Alcântara, líder do Projeto, destacou aos participantes alguns critérios referentes as práticas de manejo do solo nos sistemas agroecológicos, como a utilização de fertilizantes orgânicos e organominerais, produzidos com matéria prima local, o que cria maiores possibilidades de ciclagem de nutrientes, de forma a manter o solo fértil, produtivo e saudável.

Foram destacados, também, critérios para consolidação de um solo de qualidade, obedecendo algumas práticas que aumentam o teor de matéria orgânica e protegem o solo, como por exemplo, a rotação, sucessão e consórcio de culturas, a utilização de cobertura morta e a adubação verde com plantas recicladoras ou de uso múltiplos.

"O grande segredo do manejo agroecológico do solo é associar a adubação verde, com gramíneas e leguminosas, junto com os fertilizantes orgânicos, sejam eles compostos orgânicos, vermicompostos ou biofertilizantes", observa.

O agricultor Sandro Sergio de Moura que produz, junto com a esposa e colaboradores, cerca de três hectares de produtos orgânicos e abastecendo entre 600 a 700 maços de hortaliças (couve, rabanete, alface, brócolis e também tomate) aos mercados de Anápolis e nos municípios vizinhos a Teresópolis.

Sandro começou a produzir orgânicos há 3 anos, já com certificação e, apesar das dificuldades iniciais, como pragas e pulgões, que provocavam perdas em torno de 20% vem se mantendo nesta proposta agroecológica. "Nós trabalhamos com 18 variedades de hortaliças. No começo foi muito difícil trabalhar com orgânico, existiam perdas por causa dos pulgões, insetos, larvas e outros bichinhos que se alimentavam das plantas; também nem sempre eu conseguia comercializar toda a produção, mas hoje trabalho o ano inteiro e consigo conviver com as perdas, além do mais, as pessoas hoje estão mais conscientes e comprando alimentos porque são livres de agrotóxicos".

Outra apresentação foi realizada pelo engenheiro agrônomo, Oriçanga Bastos Júnior, extensionista da Emater Goiás. Ele ilustrou alguns exemplos e práticas que estão sendo feitas pelos agricultores na região, com a produção de orgânicos, reunindo recomendações sobre compostagem e outras metodologias bem sucedidas, gerando menos impacto ambiental e alimentos mais nutritivos e saudáveis. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114