Cuiabá | MT 16/04/2024
Agro
Sábado, 16 de julho de 2016, 05h53

Jornada Científica recebe inscrições até 25 de julho


Estão abertas as inscrições de trabalhos para a 10ª Jornada Científica da Embrapa Mandioca e Fruticultura – Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O evento, que vai ser realizado de 22 a 26 de agosto, tem como objetivo reunir apresentações de estudantes de graduação que são bolsistas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e de estudantes de nível médio e pós-graduação, representando uma amostra da pesquisa que é realizada na Unidade.

Segundo Francisco Laranjeira, chefe de Pesquisa & Desenvolvimento e coordenador da comissão organizadora, o tema escolhido este ano, Traduzindo Ciência para o Mundo, reflete a preocupação crescente da Unidade em mostrar o que faz para toda a sociedade, de maneira objetiva, sem se limitar ao meio científico. "A Jornada expõe de forma mais clara a relação entre pesquisadores e estudantes", afirma.

Programação

Como nas edições anteriores, além das apresentações orais e em formato de pôster, a programação vai trazer palestras sobre assuntos de interesse da comunidade, sempre relacionados ao tema, e os melhores trabalhos de cada categoria recebem prêmios oferecidos pelos patrocinadores e o vencedor geral recebe o Troféu Orlando Passos, que leva o nome de um dos pesquisadores mais experientes e queridos da Unidade.

Os trabalhos estão divididos em nove áreas: Avaliação de impactos e estudo de mercado, Biotecnologia, Desenvolvimento de variedades, Manejo das principais doenças e insetos-praga, Manejo de recursos naturais, Novos usos de mandioca e fruteiras, Qualidade de fruto e raiz, Recursos genéticos e Sistemas de produção.

A partir deste ano o resumo e as apresentações passam a ter a seção ‘Significado e Impacto do Trabalho'. "Essa modificação visa refletir o tema e incentivar nossos estudantes a dialogar e explicar seus trabalhos para o público não especializado", explica Laranjeira.

Novidades

Também vai ser realizado um concurso de fotografia científica, com o objetivo de incentivar os estudantes a mostrar como enxergam e registram seus trabalhos científicos através das lentes. Para o concurso, a data limite para inscrição é 16 de agosto.

Na sua 10ª edição, a Jornada traz algumas novidades, como a divulgação por meio de uma página na internet e nas redes sociais, como facebook e whatsapp. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114