Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Quarta, 20 de julho de 2016, 08h57

Mato Grosso participa de eventos internacionais sobre saúde animal e agricultura


A diretora técnica do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), Daniella Bueno, representa Mato Grosso em três eventos técnicos que debatem no Paraguai,ações para a saúde animal e agricultura em países das Américas.

A 13ª Reunião do Comitê Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (COHEFA 13), que começou nesta terça-feira (19), debate os desafios dos países e da região sul-americana para enfrentar a última etapa do Plano Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA) nas Américas.

A reunião da Comissão Pan-Americana de Inocuidade de Alimentos (COPAIA 7), que será realizada na quarta-feira, discutirá a promoção e fortalecimento dos programas de inocuidade dos alimentos na cadeia alimentar.

Os dois eventos são preparatórios para a Reunião Interamericana Ministerial de Saúde e Agricultura (RIMSA), que ocorrerá em 21 e 22 de julho, na capital paraguaia, Assunção. O evento é organizado pelo Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (PANAFTOSA) da Organização Mundial de Saúde, com apoio do Governo do Paraguai.

A RIMSA é o único fórum regional permanente no qual se apresentam e propõem temas, bem como se coordenam ações com a participação dos ministros da Agricultura e da Saúde de todos os Estados-membros da Organização Pan-Americana da Saúde.

Nesta reunião são definidos temas importantes de cooperação técnica em saúde pública veterinária, no âmbito da inocuidade dos alimentos; erradicação da febre aftosa e a prevenção e controle das zoonoses, bem como no fortalecimento e articulação para saúde animal e humana.

20 anos livre de febre aftosa

Mato Grosso é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) como área livre de febre aftosa com vacinação há 20 anos. O Estado é detentor do maior rebanho bovino do país, com 29,5 milhões de cabeças.

Com índices de vacinação acima de 99% desde 2005, Mato Grosso, conforme estudo de sorologia realizado nos meses de abril e maio de 2014 em animais de propriedades em municípios de fronteira e não-fronteira, apresentou um excelente nível de imunidade do rebanho, com valores acima de 90% de cobertura vacinal, o que indica que a imunização está sendo efetivamente executada pelos produtores rurais, ratificando as altas taxas de vacinação.

O Governo do Estado, em parceria com o setor produtivo, tem investido na capacitação dos técnicos do Indea, na aquisição de novos veículos e equipamentos, na reestruturação dos postos fiscais e barreiras sanitárias e realização de barreiras volantes, como forma de resguardar a sanidade do rebanho bovino. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114