Cuiabá | MT 16/04/2024
Agro
Quinta, 18 de agosto de 2016, 18h05

Portaria estabelece mudanças no calendário de vacinação de bovinos e bubalinos


A | A
A partir de 2017 as etapas de vacinação contra a febre aftosa nos rebanhos bovinos e bubalinos obedecerão novo calendário em Mato Grosso. As mudanças constam na Portaria 027/2016 publicada em conjunto pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), no Diário Oficial do Estado do dia 16 de agosto. As medidas visam a manutenção de área livre da doença, protegendo dessa forma, a sanidade dos rebanhos e a economia do Estado. A mudança também atende uma reivindicação dos produtores.

De acordo com a Portaria, será obrigatória a vacinação dos bovinos e bubalinos de todas as idades no mês de maio. A exceção ficará para os que pertencem à propriedades localizadas no Baixo Pantanal Mato-grossense.

No mês de novembro será obrigatório vacinar o rebanho (bovino e bubalino) com até 24 meses de idade. A medida não inclui os localizados no Baixo Pantanal, pois nesta região a vacinação deverá acontecer no período de 01 de novembro a 15 de dezembro contemplando todas as idades dos referidos animais.

E relação aos bovinos e bubalinos do Baixo Pantanal Mato-grossense, todas as vezes que eles forem movimentados para outra propriedade deverão ser revacinados caso a data de vacinação seja superior a seis meses.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Tomczyk, a demanda pela inversão das etapas de vacinação era uma reivindicação antiga dos produtores mato-grossenses e que agora foi validada pelo Mapa. “Os produtores solicitaram a inversão para que o manejo do gado seja feito na época da seca e não no período de chuvas, em novembro”, observou Ricardo, ao destacar que a secretaria atua para que todos os segmentos produtivos do estado tenham voz em suas reivindicações.

A Portaria entrará em vigor em 01 de janeiro de 2017, valendo para os anos subsequentes. O protocolo instituindo as alterações foi assinado no dia 12 desde mês pelo governador Pedro Taques e o ministro de Agricultura Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, em evento na cidade de Rondonópolis.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114