Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Sábado, 27 de agosto de 2016, 08h01

Embrapa Trigo lança cultivares na Expointer


A Embrapa Trigo (Passo Fundo, RS) lança três cultivares de cereais de inverno na Expointer 2016. A cerimônia será no dia 28 de agosto, às 10h, na Casa da Embrapa, quando serão apresentados os trigos BRS Reponte (grãos) e BRS Pastoreio (pasto e grãos), e a cevada BRS Quaranta (cevada cervejeira).

Atualmente, mais de 90% da cevada cultivada no Brasil é proveniente do material genético da Embrapa. Para atender tanto as necessidades dos produtores quanto o padrão de qualidade da indústria, o programa de melhoramento genético de cevada cervejeira, iniciado em 1977 pela Embrapa Trigo, atua fortemente por meio de parcerias. "A parceria informal até meados de 1990, e formal desde então, proporciona a garantia de que só se destinam para a lavoura cultivares de fato competitivas em rendimento e qualidade, satisfazendo o interesse de produtor e indústria", afirma o pesquisador Euclydes Minella. O lançamento BRS Quaranta é uma cultivar de cevada cervejeira de duas fileiras de grãos, de alto rendimento e qualidade. O destaque é a resistência ao oídio, principal doença na cultura.

A equipe de melhoramento genético da Embrapa Trigo desenvolve pesquisas voltadas à disponibilização de cultivares para atender as mais diversas realidades do setor produtivo. Assim, o trigo BRS Reponte é uma cultivar de ciclo precoce, com elevado potencial produtivo e qualidade tecnológica para panificação. Indicado para os estados do RS e SC, com grãos duros e força de glúten acima de 250 W.

O trigo de duplo propósito é destinado aos sistemas de produção da agricultura familiar na Região Sul, voltado especialmente para a agropecuária na atividade leiteira e de engorde de novilhas em integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF). A tecnologia permite o pastejo dos animais na época de escassez de forragens (vazio outonal), permitindo a posterior colheita de grãos. A cultivar BRS Pastoreio é um trigo mútico, desenvolvido para apresentar ausência de aristas (filamentos na espiga do trigo) que indicam a cultivar para silagem de planta inteira, sem riscos de ferir a mucosa animal durante a ingestão do alimento. A produtividade na silagem (massa verde) chega a 28.059 kg/ha e o rendimento de grãos (após dois cortes) é de 3.037 kg/ha.

Conheça mais as cultivares lançadas:

Trigo - BRS Pastoreio

Trigo de duplo propósito (DP), destinado tanto à produção de grãos quanto à alimentação animal. O ciclo tardio (espigamento em 133 dias e maturação 156 dias), garante elevada produção de forragem (2.442 kg/ha na soma de dois cortes) com grande oferta de pasto ou feno. BRS Pastoreio é um trigo mútico, desenvolvido para apresentar ausência de aristas (filamentos na espiga do trigo) que indicam a cultivar para silagem de planta inteira, sem riscos de ferir a mucosa animal durante a ingestão do alimento. A produtivida na silagem (massa verde) chega a 28.059 kg/ha e o rendimento de grãos (após dois cortes) é de 3.037 kg/ha (média de cinco locais do RS). O trigo DP é adaptado às regiões 1 e 2 do Rio Grande do Sul. Moderadamente resistente as principais intempéries da região (geada na fase vegetativa, acamamento, debulha, germinação na espiga) e a doenças do trigo (manchas foliares, ferrugem da folha, oídio e giberela).

Trigo - BRS Reponte

Trigo com elevado potencial produtivo e qualidade tecnológica para panificação, com grãos duros e força de glúten W 256. Região de adaptação 2 (RS e SC), com produtividade média de 4.864 kg/ha e produtividade máxima de 5.629 kg/ha. O ciclo é precoce (espigamento em 79 dias e maturação em 133 dias) e a altura de planta 87 cm.

Cevada - BRS Quaranta

Cultivar de cevada cervejeira de duas fileiras de grãos, de alto rendimento e qualidade. O potencial produtivo é superior a 6.000 kg/ha. Em sua classificação comercial, apresenta média superior a 85% de grãos Classe 1. Planta de altura baixa (78 cm em média), espigamento em 89 dias e maturação de 131 dias. Adaptada às regiões com altitudes superiores a 700m, a época preferencial para plantio é o mês de junho. Destaca-se pela resistência ao oídio, moderadamente resistente à mancha reticular.

A 39ª edição da Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer) será realizada no município de Esteio (RS), entre os dias 27 de agosto e 04 de setembro. Em 2016, 11 Unidades da Embrapa participam do evento com lançamento e apresentação de tecnologias na Casa da Embrapa e juntamente com parceiros. Saiba mais em https://www.embrapa.br/expointer-2016. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114