Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Sexta, 26 de agosto de 2016, 22h01

CMN prorroga prazo para contratação de crédito para retenção de matrizes suínas


O Conselho Monetário Nacional (CMN) prorrogou o prazo para a contratação de crédito de custeio para a retenção de matrizes suínas até 30 de junho de 2017.

A medida do CMN, tomada na reunião dessa quinta-feira (25), visa a amenizar os impactos do abate de matrizes suínas, especialmente no segmento dos criadores não integrados às agroindústrias.

O valor de financiamento para essa linha é de R$ 2,4 milhões por beneficiário e o prazo de reembolso é de até 2 anos.

O aumento do preço do milho, que compõe parte significativa do custo de produção de suínos e a consequente dificuldade de acesso ao produto no mercado interno, levaram o CMN a tomar a medida. A redução do volume previsto para a 2ª safra de milho também contribui para a decisão.

O resultado dessa situação é uma queda acentuada na relação entre o preço do suíno vivo e do milho, o que leva os produtores a elevar o abate de matrizes suínas, ocasionando maior oferta de carne.

Ajuste de norma para refinanciamento do PSI

Outra resolução aprovada no CMN estende às pessoas jurídicas – empresários individuais de responsabilidade limitada e sociedades empresárias – a possibilidade de refinanciamento de operações de crédito rural contratadas no Programa de Sustentação de Investimento (PSI). No modelo atual do PSI já estão incluídos os produtores rurais (pessoas físicas) e cooperativas de produção agropecuária.
Criado em 2009, o PSI financia a aquisição de bens de capital (máquinas e equipamentos usados na produção, inclusive rural), exportações e investimentos em inovação.

Confira aqui e aqui as resoluções do CMN 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114