Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Sexta, 09 de setembro de 2016, 07h32

Cultivo e processamento da mandioca são temas de curso


Estão abertas até 15 de setembro as inscrições para a segunda turma do Curso sobre Cultivo e Processamento de Mandioca, que vai ser realizado pela Embrapa Mandioca e Fruticultura – Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, de 19 a 21 de setembro.

O treinamento é destinado a técnicos da iniciativa privada, professores e agentes de assistência técnica e pretende dar uma visão geral sobre diversos aspectos da cadeia produtiva da mandioca no Brasil. "O objetivo é difundir o conhecimento das principais tecnologias da cultura, permitindo um aumento na produção e na renda dos agricultores", afirma Herminio Souza Rocha, supervisor do Setor de Gestão de Transferência de Tecnologia (STT), organizador do evento, juntamente com o pesquisador Joselito Motta.

Programação

Conservação do solo, nutrição, manejo integrado de pragas e doenças, sistemas de produção, identificação de pragas no campo são alguns dos assuntos abordados no curso, que terá forte componente prático. Os instrutores são técnicos e pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura e de instituições parceiras como Fundação Luís Eduardo Magalhães, Fundação Arthur Bernardes e Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

Estão incluídas na programação várias visitas técnicas pela região. Em Cruz das Almas, o grupo vai visitar uma unidade de produção de beijus no distrito de Cadete e o mercado municipal de farinha e derivados de mandioca. Ainda no recôncavo baiano, na zona rural de Sapeaçu, será demonstrado o uso da manipueira (líquido tóxico originado no processo de prensagem da massa de raízes de mandioca) na alimentação animal, em particular, do gado leiteiro. Em Laje, a parada será na Cooperativa dos Produtores de Amido de Mandioca do Estado da Bahia (Coopamido) e na indústria de processamento de amido de mandioca Bahiamido. Já em Tancredo Neves, no baixo sul, a visita será à Casa Familiar Rural e à Cooperativa de Produtores Rurais.

Mais informações sobre o treinamento pelo telefone (75) 3312-8144 ou e-mail cnpmf.inscricao@embrapa.br. O folder está disponível aqui.

Serviço:

Evento: Curso sobre Cultivo e Processamento de Mandioca (2ª edição)
Período: 19 a 23/9
Local: Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA)
Número de vagas: 30
Público-alvo: técnicos da iniciativa privada, professores e agentes de assistência técnica (Ater).
Valor da inscrição: R$ 300,00 (trezentos reais)
Prazo para inscrição: 15/9
Informações: telefone (75) 3312-8144 ou e-mail cnpmf.inscricao@embrapa.br 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114