Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Sábado, 17 de setembro de 2016, 15h54

Mais de 600 produtores no dia de campo ILPF no RS


O 2º Dia de Campo sobre Integração Lavoura-pecuária-floresta (ILPF) reuniu mais de 600 participantes no dia 9 de setembro, na Embrapa Trigo, em Passo Fundo, RS. As tecnologias em sistemas integrados de produção desenvolvidas pela Embrapa e Emater/RS também foram apresentadas a autoridades estaduais e federais em programação paralela ao evento.

Na região de abrangência da Emater/RS Regional de Passo Fundo, que conta com 40 municípios, a área cultivada no verão chega aos 640 mil hectares (soja, milho e feijão), enquanto no inverno pouco mais de 95 mil hectares são cobertos com culturas como trigo, cevada e aveia preta. Além de polo produtor de grãos no Rio Grande do Sul, a região do Planalto Médio também é referência na produção leiteira. A média no leite é de 11 litros por vaca, mas o potencial é para 20 a 30 litros por dia. "Já que a região conta com boas matrizes na genética animal, a diferença no resultado pode estar na alimentação das vacas", avalia o extensionista Maurício Dall'Aqua.

O exemplo de Passo Fundo reflete a realidade da maioria das regiões com produção agropecuária no Rio Grande do Sul. A falta de alimento, ou mesmo os custos na formulação de rações e concentrados, tem reduzido a média de produtividade animal. "Investir no planejamento forrageiro é a base de sustentabilidade da agropecuária. Precisamos aproveitar as áreas ociosas no inverno para investir em alternativas para a alimentação dos animais, com pasto de qualidade, com silagem, feno e grãos de cereais de inverno", argumenta o Chefe Geral da Embrapa Trigo, Sergio Dotto.

"Qual o melhor alimento? Depende de quanto nós estamos pagando por ele." Com esta afirmação o pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Sergio Juchem, destacou as possibilidades de alterar a composição dos concentrados na alimentação dos animais: "o produtor pode introduzir o grão que tem na propriedade, sem perder a qualidade do concentrado. Se tiramos o milho, ficamos com menos energia, mas podemos aumentar o volume no cocho na composição aveia-cevada-farelo de soja. O trigo também tem mais proteína, o que permite reduzir o farelo de soja", explica Juchem. A Embrapa disponibiliza diversas informações práticas sobre planejamento forrageiro e concentrados em formato online no site www.embrapa.br/publicacoes.

Autoridades em ILPF

A relação custo/benefício das tecnologias direcionadas à produção agropecuária, como pastagens perenes e anuais, cereais de inverno, manejo e conservação de solo em ILPF, foram apresentadas a produtores e lideranças que participaram do 2º Dia de Campo sobre Integração Lavoura-pecuária-floresta. Além das estações do dia de campo, autoridades visitaram experimentos de pesquisa, casas de vegetação e interagiram com pesquisadores da área durante programação paralela no turno da manhã.

O evento contou com a participação do Ministro de Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra; do Governador do RS, José Ivo Sartori; do Diretor de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Waldyr Stumf; do Secretário Nacional de Segurança Alimentar, Caio Rocha; do Secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do RS, Tarcicio Minetto; do presidente e da diretora administrativa da Emater/RS, Clair Kunh e Silvana Dalmás; deputados estaduais Elton Weber e Lisiane Bayer, entre outras autoridades.

"Durante muito tempo acreditávamos que importar genética animal poderia aumentar a produtividade do leite. Claro que uma vaca de elite é importante, mas o segredo para o maior rendimento está na alimentação. Não existe campeão com fome", afirmou o Ministro de Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra. Ele destacou que o sistema ILPF é o caminho mais sustentável para o desenvolvimento no campo: "este modelo ILPF é maravilhoso e tem mostrado resultados importantes no Brasil todo. A manutenção do jovem no campo depende do acesso à tecnologia", conclui o Ministro.

Para o Secretário Nacional de Segurança Alimentar, Caio Rocha, a Embrapa tem sido uma das principais responsáveis pelo crescimento da agricultura brasileira: "É inadmissível que, com toda a tecnologia disponível, ainda existam produtores tirando 6 litros de leite por dia. Por isso esse trabalho em ILPF é tão importante, porque tem a finalidade de levar as tecnologias que são geradas pela pesquisa até o usuário".

A agricultura representa quase a metade do PIB do Rio Grande do Sul, um segmento que, para o Governador Ivo Sartori, é prioridade na consolidação de parcerias: "A economia do RS é puxada pelo agronegócio. Precisamos estar sempre atentos para ações em parceria com o setor produtivo capazes de agregar tecnologia para melhorar a produção agrícola no Estado".

Para o Diretor de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Waldyr Stumf, o reconhecimento da sociedade ao trabalho da Embrapa é motivador para a empresa: "A agropecuária brasileira se tornou hoje uma referência internacional, um País exportador de alimentos. Isso se fez com políticas públicas, com empreendedorismo do produtor e com muita ciência e tecnologia. Hoje temos uma agricultura complexa, com a missão de produzir não apenas alimentos, mas também saúde, energia verde, produzir sustentabilidade econômica, social e ambiental".

Assinatura

Na oportunidade foi assinado um termo de cooperação técnica entre Emater/RS-Ascar e Embrapa Trigo, visando a condução de ações de intercâmbio e transferência de tecnologia. Assinaram, o presidente da Emater/RS, Clair Kuhn e o Chefe Geral da Embrapa Trigo, Sergio Dotto.

"Temos que buscar cada vez mais parcerias e criar nos municípios Unidades de Referência, onde possamos aproximar mais as comunidades dos resultados da pesquisa. Isso, certamente, vai representar uma maior renda para a família, mais qualidade de vida e, consequentemente, a sucessão familiar", avaliou o presidente da Emater/RS, Clair Kuhn.

O 2º Dia de Campo ILPF foi organizado pela Embrapa Trigo, Emater/RS-Ascar e Sebrae-Juntos para Competir. O apoio foi do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Governo do Estado do RS, Embrapa Pecuária Sul e Embrapa Clima Temperado. O patrocínio da Rede de Fomento ILPF, Sicredi e SulPasto. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114