Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Sexta, 23 de setembro de 2016, 05h32

Cooperação trilateral apoia beneficiamento do óleo de gergelim em Honduras


A extração e comercialização do óleo de gergelim é mais uma alternativa disponibilizada aos produtores hondurenhos através do programa de cooperação trilateral Estados Unidos – Honduras – Brasil, cujo objetivo é reduzir a pobreza e a fome e fortalecer a produção agrícola naquele país. Autoridades da Direção de Ciência de Tecnologia Agropecuária (Dicta, órgão equivalente à Embrapa), vinculada à Secretaria de Agricultura e Pecuária de Honduras (SAG) promoveram no final de agosto, na capital Tegulcigalpa, uma demonstração de como se realiza a extração do óleo de gergelim e do potencial da cultura para a economia do país. "A extração de óleo de gergelim é uma das mais recentes pesquisas desenvolvidas pelos técnicos da SAG e está à disposição dos produtores do país", informa a SAG.

O acordo de cooperação trilateral teve início em 2013 e visa à validação de diversas tecnologias para melhorar a produção agrícola familiar no corredor seco de Honduras (área semelhante ao Semiárido brasileiro), através de quatro projetos voltados para as culturas do caju e gergelim, segurança alimentar e apicultura.

As ações de capacitação e transferência de tecnologia são implementadas através de convênio firmado entre a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) com a Universidade da Flórida e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Embrapa e Secretaria de Agricultura e Pecuária de Honduras.

Atualmente, a extração de óleo de gergelim está em fase de validação junto aos produtores. O resíduo do processamento é usado para a fabricação de farinha de gergelim, um concentrado que contém cerca de 40% de proteína, aproveitando-se 100% do produto.

Honduras produz de 1,2 a 2 mil toneladas de gergelim por ano. Atualmente são 850 produtores envolvidos nesse cultivo. Entre as nove variedades de gergelim promovidas pela SAG, duas foram desenvolvidas pela Embrapa (BRS Seda e BRS 196). Conforme a SAG o Japão, maior importador do gergelim hondurenho, demanda 3,5 mil toneladas de gergelim por ano. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114