Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Sábado, 24 de setembro de 2016, 08h31

Cultivares registradas de batata-doce são divulgadas no programa de rádio regional


A Embrapa possui um programa de rádio de abrangência regional e nacional, o Prosa Rural, que nesta semana aborda o tema do Uso de cultivares registradas de batata-doce. No programa pesquisadores e técnicos vão apontar qual a importância, aonde encontrá-las e os resultados dos agricultores que utilizam materiais registrados. A temática é voltada aos estados da região Sul do país e o programa será veiculado em centenas de rádios conveniadas com a Empresa.

A batata doce é rústica, de fácil cultivo, de ampla abrangência climática, porém ainda são poucos os investimentos realizados em pesquisas e também pelos produtores, que minimizam os investimentos necessários aos seus cultivos. A Embrapa Clima Temperado (Pelotas,RS) está desenvolvendo novas tecnologias de cultivo e incentivando usos alternativos do produto.

O pesquisador Luis Antonio Suita de Castro da Embrapa Clima Temperado e a agrônoma Andrea Becker, da Embrapa Produtos e Mercado, escritório Capão do Leão/RS, trazem mais informações sobre o uso de cultivares registradas de batata doce. Segundo o pesquisador há algum tempo se usavam materiais regionais de batata-doce identificados pela região de procedência, pelo nome do agricultor que a produzia,e somente, após uns cinco a seis anos, a cultura se tornou oficial. "A importância de usar um material registrado está em possuir todo um histórico, toda uma análise das características da cultivar, suas propriedades e resultados de produção", explicou o pesquisador Luis Suita.

Para assistir ao programa acesse
https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/15458205/prosa-rural---uso-de-cultivares-registradas-de-batata-doce 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114