Cuiabá | MT 18/04/2024
Agro
Terça, 25 de outubro de 2016, 06h35

Portfólio Alimentos Seguros promove workshop no final de outubro em Gramado


Estão abertas até o dia 26 inscrições gratuitas para o Workshop Cenários e Propostas de Pesquisa em Segurança de Alimentos, que ocorre em 28 de outubro no Espaço Cultural da FAURGS, em Gramado (RS). O evento é promovido pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD), Portfólio de Alimentos Seguros da Embrapa e o Food Safety Working Group da CIGR (Comissão Internacional de Engenharia Agrícola e de Alimentos, na sigla em inglês).

Na programação, há dois painéis no período da manhã com palestras e discussões sobre os desafios para validação de sistemas de produção e tecnologias de alimentos para obtenção de alimentos seguros. À tarde, ocorrem reuniões com grupos de trabalho para proposição de projetos de pesquisa nos temas discutidos nos painéis e na vertente internacional.

"A ideia central desse workshop é identificar redes de pesquisadores e elaborar propostas interinstitucionais para o Portfólio de Alimentos Seguros da Embrapa, envolvendo pesquisadores nacionais e internacionais", ressalta Amauri Rosenthal, da Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro, RJ), vice-chair do Food Safety Working Group do CIGR. O evento acontece um dia após o Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, realizado em conjunto com o 10º Simpósio Internacional de Alimentos da CIGR, em Gramado (detalhes abaixo).

Para Alexandre Hoffmann, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves, RS) e presidente do portfólio, o encontro visa reforçar as ações relacionadas à redução dos riscos associados à ocorrência de perigos biológicos, físicos e químicos nos alimentos, desde a produção até o consumo, garantindo uma alimentação saudável e segura para os consumidores. "A expectativa é ampliar o contato entre pesquisadores e com a iniciativa privada e possibilitar uma maior interação para identificar e trabalhar em novas frentes que irão contribuir para o nosso objetivo", avaliou.

Para mais informações e inscrições, acesse aqui. As vagas são limitadas.

Ciência e tecnologia de alimentos em pauta

Especialistas nacionais e internacionais se reúnem de 24 a 27 de outubro em Gramado para o XXV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos (CBCTA), realizado em conjunto com o 10º Simpósio Internacional de Alimentos da CIGR. O tema desta edição é "Alimentação: a árvore que sustenta a vida", com o objetivo de promover debates que contemplem a sustentabilidade na produção de alimentos seguros e de qualidade.

Promovido pela Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA), o CBCTA é o evento brasileiro mais tradicional da área, em que se espera reunir mais de 1.500 participantes de órgãos governamentais, indústrias de alimentos, universidades e centros de pesquisa. Já o Simpósio Internacional de Alimentos do CIGR tem sido realizado em diferentes países, congregando pesquisadores e profissionais em diferentes áreas relacionadas à Ciência e Tecnologia de Alimentos.

"É a oportunidade de integrarmos no Brasil dois dos mais importantes eventos da área de Ciência e Tecnologia de Alimentos e reunirmos os maiores especialistas do mundo. Isso pode contribuir para a expansão internacional da ciência realizada no nosso país", aponta o pesquisador Amauri Rosenthal, que também é diretor de Relações Industriais da SBCTA e presidente do Comitê de Pós-colheita e Engenharia de Alimentos do CIGR.

Durante o congresso haverá minicursos e divulgação de trabalhos científicos em formato de pôsteres, com os melhores trabalhos apresentados na forma oral, em sessões técnicas específicas. Serão abordados aspectos ligados à inovação em Ciência e Tecnologia de Alimentos; Sustentabilidade na Produção de Alimentos; Desafios da Ciência e Tecnologia de Alimentos em Nutrição e Saúde; Processamento e Engenharia de Alimentos; Segurança dos Alimentos; Atualidades em Análise de Alimentos.

Para mais informações e para conhecer a programação, clique aqui




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114