Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Terça, 15 de novembro de 2016, 07h59

Recuperação de pastagem degradada é tema de capacitação na Embrapa


A Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos) realizou, na última sexta-feira (11), um curso de recuperação de pastagens degradadas utilizando o guandu BRS Mandarim.

Cerca de 40 pessoas, entre técnicos e produtores rurais, passaram o dia assistindo a palestras e demonstrações práticas da utilização correta da leguminosa, que, de acordo com a analista Lívia Mendes de Castro, do setor de Transferência e Tecnologia, tem baixo custo de implantação e é de fácil manejo.

O curso foi dividido em duas partes. No período da manhã, os pesquisadores Rodolfo Godoy e Patrícia Anchão falaram sobre as características da cultivar BRS Mandarim, formas de adubação e as vantagens da utilização da forrageira para recuperação de pastagens degradadas. Já no período da tarde, os alunos conheceram a Unidade Demonstrativa instalada na Embrapa e participaram de uma dinâmica de plantio e roçada.

O proprietário rural Marcelo dos Santos, de Itapetininga (SP), considerou a capacitação essencial, já que pretende instalar uma Unidade Demonstrativa do BRS Mandarim em sua propriedade. Ele destacou que a utilização da cultivar poderá resultar em um ótimo retorno financeiro e o custo-benefício compensa.

Para ele, a avaliação econômica apresentada durante a capacitação foi importante para sua decisão de implantar o guandu em sua propriedade. "O plantio da leguminosa reduz a necessidade de manejo, apresenta boa qualidade de forragem e, acima de tudo, é mais viável economicamente. Quanto mais a gente planta, mais a gente ganha, isso é ótimo para o produtor", salientou.

Segundo Lívia, a turma demonstrou grande interesse na tecnologia. "Eles tiraram muitas dúvidas relacionadas a necessidades diferentes, o que acrescenta na formação de cada um. É gratificante saber que o retorno do curso foi positivo", ressalta. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114