Cuiabá | MT 19/04/2024
Agro
Quarta, 07 de dezembro de 2016, 16h45

Novacki visita Londres e Tel Aviv em busca de novos mercados e cooperação agrícola


Buscar novos mercados, atrair investimentos para o Brasil e trocar experiências bem-sucedidas na agricultura. Com este propósito, o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Eumar Novacki, acompanhado do secretário substituto de Relações Internacionais do Agronegócio, Alexandre Pontes, cumprirá agenda de 8 a 16 deste mês, em Londres (Inglaterra) e em Tel Aviv (Israel).

Nesses dois países, Novacki mostrará a capacidade produtiva e empreendedora do Brasil, baseada na ciência, tecnologia e invocação da agropecuária a partir de sistema produtivo sustentável, com responsabilidade social e ambiental. O reconhecimento do mundo, destaca ele, é necessário para agregar valor aos produtos do agronegócio brasileiro. “O mercado internacional precisa saber que colabora com a preservação ambiental e a biodiversidade quando consome nossos produtos.”

Novacki participará no dia 8 (quinta-feira), na capital londrina, da Rodada de Negócios de Investimento na nova economia brasileira. Às 9h, fará palestra com o tema Indústria Agrícola brasileira: alimentando o mundo em escala e com sustentabilidade. No evento, ele também ressaltará o trabalho do Ministério da Agricultura, por meio do Plano Agro+, para desburocratizar suas normas e procedimentos. Enfatizará ainda as ações do Brasil para remover barreiras ao comércio internacional.

No dia 9, sexta-feira, o secretário-executivo do Mapa terá um encontro com o embaixador Hermano Telles Ribeiro, representante permanente do Brasil junto aos organismos internacionais sediados em Londres: Organização Internacional do Café, Organização Internacional do Açúcar, Organização Internacional do Cacau, Conselho Internacional de Grãos, Organização Marítima Internacional, Organização Internacional de Comunicações Móveis via Satélite e a Comissão Baleeira Internacional.

Israel

No domingo à tarde, dia 11, já em Tel Aviv, Novacki participará do encontro com empresários israelenses importadores de produtos do agronegócio brasileiro. Logo em seguida, terá uma audiência com o diretor-geral do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural de Israel, Shomo Ben Eliyahu. Na ocasião, Novacki pedirá apoio à candidatura do brasileiro Guilherme Costa para a presidência da Comissão do Codex Alimentarius.

No dia seguinte, pela manhã, o secretário-executivo terá reunião com o representante da Associação de Indústrias do Kibbutz (cooperativa agrícola) na sede da Agência Israelense para o Desenvolvimento e Cooperação Internacional.

No dia 13 (terça-feira) está programada visita ao Instituto Volcani – empresa israelense de pesquisa. Na oportunidade, Novacki verificará a possibilidade de incrementar parceria e cooperação com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Ao meio-dia, haverá almoço de trabalho com representante do Ministério da Indústria e Comércio israelense para discutir aspectos relacionados ao comércio agrícola entre os dois países.

Na quarta-feira (14), haverá um encontro com o representante da Embaixada do Brasil em Tel Aviv.

No último dia da missão brasileira (15), pela manhã, está prevista visita à Companhia de Irrigação Netafim para discutir projetos de cooperação tecnológica em irrigação e intercâmbio agrícola, dando continuidade ao acordo econômico para cooperação bilateral assinado entre as duas nações em dezembro de 2007.

Na parte da tarde da quinta-feira, Novacki visitará o Instituto de Exportação de Israel para conhecer a experiência israelense na promoção de produtos do agronegócio e atração de investimentos e identificar possível cooperação na área agrícola. Em seguida, visita as estufas Teshuva, empresa especializada em tecnologia agrícola e tecnologia hidropônica. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114