Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Quinta, 16 de fevereiro de 2017, 05h56

Regional de Confresa realiza 30% a mais de eventos em 2016


.

As ações do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) em Confresa e região, no nordeste do Estado, cresceram 31% ao longo de 2016. O total de 250 eventos de formação profissional rural e promoção social realizados pela regional e seus 13 municípios em 2015 subiu para 362 no ano passado. O resultado é comemorado por presidentes de Sindicatos Rurais locais, que esperam superar o desempenho em 2017.

“Do nosso PAT (Plano Anual de Trabalho), executamos 34 eventos do total de 36. Além disso, ainda realizamos outras 61 capacitações que nos foram demandadas ao longo do ano pelos parceiros, chegando a 95 realizações. Foi um ano muito bom, fizemos de tudo do SENAR por aqui”, apontou o presidente do Sindicato Rural de São Félix do Araguaia, Almir Assad.

Considerada a última fronteira agrícola de Mato Grosso, a região de Confresa está em franca transição da atividade pecuária para a agricultura. Grandes empresas do setor de grãos já se instalaram por lá, mas pequenos produtores também têm demandado muitos treinamentos na área. Não somente no aspecto técnico das lavouras, mas do ponto de vista da qualidade de vida do trabalhador.

De acordo com informações da Regional de Confresa, das 20 turmas realizadas de Semana Interna de Prevenção ao Acidente de Trabalho do SENAR-MT (SIPAT-SENAR) – novo programa especial que leva, sobretudo, atendimento e orientação de saúde aos trabalhadores rurais – em 2016, ao menos 10 aconteceram nos municípios locais.

Outro programa especial novo bastante demando no nordeste do Estado foi o Mulheres Empreendedoras Rurais, com quatro turmas concluídas no segundo semestre – em Canabrava do Norte e Porto Alegre do Norte. Além das duas cidades, São Félix do Araguaia e Confresa, ainda integram a regional os municípios de Santa Cruz do Xingu, São José do Xingu, Vila Rica, Santa Terezinha, Luciára, Alto Boa Vista, Bom Jesus do Araguaia, Serra Nova Dourada e Novo Santo Antônio.

“Já estamos tendo demanda neste ano, quando assumimos mais um município, Serra Nova Dourada, que deve ter, pelo menos no planejamento, dez eventos do SENAR. Com mais 10 em Luciara, 10 em Alto da Boa Vista e 36 em São Félix, além das demandas espontâneas que chegam ao longo do ano, devemos superar 2016”, arriscou o presidente Almir Assad.

PROMOÇÃO – A área social também foi foco das realizações da regional de Confresa com o saldo de cinco mutirões rurais e diversas sessões do Cine Senar. Somente o Sindicato de São Félix realizou edições na sede do município e em Alto Boa Vista. O Mutirão Rural também foi levado para um distrito do município reunindo cerca de 2 mil pessoas, de acordo com o presidente.

Para 2017, as expectativas são grandes na região para o público do SENAR-MT e parceiros, quando deve ser inaugurado o Núcleo Avançado de Capacitação de Confresa. Além disso, a meta é garantir ainda mais qualidade dos eventos realizados, com maior número de participantes nos treinamentos e mobilização dos egressos para retorno. Já são 144 eventos planejados para o primeiro quadrimestre do ano.

O SENAR-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 90 Sindicatos Rurais do Estado. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114