Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Quinta, 16 de fevereiro de 2017, 13h36

Fazenda de café conilon tem aumento de mais de 200% na produtividade


Aumento na produtividade, economia de água e boa viabilidade econômica são desejos que muitos produtores brasileiros possuem em relação às suas culturas. E contar com inovação e tecnologia para a otimização desse processo é uma boa solução.

É o caso da irrigação inteligente, "gota a gota", da israelense Netafim, empresa pioneira e líder mundial em soluções de irrigação por gotejamento, que proporciona muitos resultados positivos. "Essa tecnologia consiste em pequenos gotejadores instalados em tubos que conduzem a água até a raiz da cultura, fornecendo a quantidade ideal de água e, também, por meio da nutrrigação, leva os nutrientes para a cultura. Assim é possível chegar diretamente nas raízes fazendo com que ela cresça mais rápido que as demais e o produtor também não desperdiça água, insumos e tempo", explica Carlos Sanches, gerente agronômico da Netafim.

Em 2013, o grupo A4 Agrícola e Pecuária decidiu investir na tecnologia. O local escolhido foi a Fazenda Kitanda, localizada em Guaratinga/BA, com uma área de 150 hectares irrigados, onde está localizada a primeira área experimental de gotejamento subterrâneo em café conilon. A produção que antes era de 30 sacas por hectare (produtividade média em sequeiro) aumentou seu número para 100 sacas por hectare, após a irrigação.

Além do aumento na produtividade, outros benefícios são evidentes ao adotar o gotejamento, como a economia de água. Na Fazenda Kitanda, todo o manejo de água é seguindo a tensiometria, ferramenta capaz de monitorar a disponibilidade de água no solo e definir a hora ideal de ativar a irrigação. Cada projeto possui a sua bateria de monitoramento, respeitando possíveis manchas de solo. "Essa prática gerou para nós uma economia de água de, aproximadamente, 50% levando em consideração o manejo tradicional de irrigação e o balanço hídrico", destaca Aristeu Filho, proprietário da Fazenda

Outra particularidade chama a atenção na Fazenda Kitanda: todas as adubações das áreas irrigadas são monitoradas por extratores de solução, que são utilizados para medir a condutividade elétrica da solução do solo e demonstrar a concentração salina da solução, indicando se será necessário realizar a adubação daquele dia ou não. "Juntamente com o monitoramento pelo extrator da solução são realizadas análises foliares a cada mês para termos certeza de que nível nutricional está sendo alcançado pelo monitoramento. Esse manejo gerou uma economia média de 37% em fertilizante anual de cada projeto irrigado da fazenda", afirma o proprietário. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114