Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Sábado, 04 de março de 2017, 05h55

Workshop discute respiração e química dos solos da Amazônia


Um projeto inédito que busca determinar a respiração e a química dos solos representativa para terra firme na bacia Amazônia, é o objetivo do Ecorespira-Amazon, o primeiro projeto Brasil-Alemanha com essa finalidade. Os resultados da pesquisa serão úteis para criar políticas públicas sobre o uso da terra e poderão ajudar na preservação da floresta primária da Amazônia.

Para apresentar os resultados parciais e promover a troca de ideias e informações sobre as ações futuras desse projeto iniciado em 2015, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Universidade Técnica Bergakademie Freiberg, Tubaf, promovem segunda-feira, dia 6 de março de 2017, o “Internal Workshop EcoRespira-Amazon”, na Sala Castanheira, da Embrapa Amazônia Ocidental, em Manaus, AM.

O evento terá por objetivo ainda apresentar os resultados atuais do projeto “Modelos ecologicamente sustentáveis para adequação ao Código Florestal Brasileiro das propriedades rurais no Estado do Amazonas - Fase I (ModelCFAmazon)”, que também está encerrando a última fase de coleta de dados.

Segundo o pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental e coordenador do evento, Roberval Monteiro, os dados das primeiras fases já foram processados e é necessário discutir com as equipes envolvidas e convidados, sobre os resultados parciais obtidos e sobre os possíveis encaminhamentos de proposição de continuidade das pesquisas. “Por isso iremos apresentar os resultados parciais e promover a troca de ideias e informações sobre as ações futuras”, explica.

O evento será realizado em parceria entre Embrapa, Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), a Technishe Universitat Bergakademie Freiberg e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

O projeto tem a colaboração de cientistas brasileiros da Embrapa, Ipaam, da Ufam e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), e alemães da Tubaf e busca respostas cientificas de alto nível com respostas práticas para ajudar a apoiar o gerenciamento até o nível de agricultor – complementando o engajamento da equipe brasileira.

Os projetos são patrocinados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pela instituição alemã Deutscher Akademischer Austausch Dienst (Daad),
Tendo começado os trabalhos de campo em fevereiro e março de 2016, o projeto piloto tem como foco 11 locais de amostragem: cinco na região do Amazonas central (próximo a Manaus, em um raio de 200 quilômetros) e mais seis locais ao sul do estado do Amazonas (Boca do Acre até Apuí).

Na primeira fase atuou complementarmente como tempo de treinamento da equipe binacional, permitiu verificar os locais pré-definidos (condições de acesso no período chuvoso) assim como o funcionamento dos métodos de amostragem sob condições de humidade e temperaturas altas. Além disto permitiu avaliar o tempo necessário para realizar todos os trabalhos.

Na segunda fase, foi realizada uma segunda coleta no campo em Julho e Agosto 2016 (estação a seca) quando se ampliou a base de dados. Em cima das 12 locações, os pesquisadores conseguiram, com suporte da Inpa, incluir áreas na reserve Ducke, perto de Manaus. Esta locação serve como ponte da referência para as florestas da região.

Como parte da terceira fase do projeto, todas as locações estão sendo revisitadas em fevereiro e março de 2017. “Nós queremos verificar os resultados, fechar ‘buracos’ da base de dados e continuar com testes da reprodutibilidade. Até Julho 2017 vamos ser capazes de oferecer um base de dados mais completa e robusta sobre respiração dos solos e química dos solos da região”.

Programação do workshop:

7h30 - Abertura
8h - Talks with discussion (parte 1):
8h05 - Apresentação geral sobre os projetos NoPa Brasil-Alemanha, com Roberval Monteiro Bezerra de Lima/Embrapa
9h05 - Soil and Ecosystem Respiration – from global to regional and local effects. What does that have to do with soil chemistry?, com Jörg Matschullat
10h05 - Intervalo
10h25 - Ecosystem respiration – what is it?, com M.Sc. Julia Becher
10h50 - Ecosystem respiration in the Amazon basin – comparison between forests and post-forest environments, com B.Sc. Sophie von Fromm
11h10 - Fluxo de CO2 em relação à biomassa de raízes, com Roberval Monteiro Bezerra de Lima
11h35 - Discussão
12h - Intervalo
13h - Talks and discussion (parte 2)
13h05 - Estrutura da floresta em relação ao fluxo de gás, com Marcelo Renan
13h25 - Titulo NN, com Gilvan Coimbra Martins, pesquisador da Embrapa
13h45 - Ecosystem assessment – an example from Short-Rotation Forestry, com Kamal Zurba
14h05 - Troca de ideias sobre continuações e expansão do assunto e discussão final
16h30 - Encerramento 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114