Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Terça, 07 de março de 2017, 08h36

Dinapec 2017 apresenta tecnologias para produção de ovinos


Os visitantes da Dinâmica Agropecuária (Dinapec) 2017 interessados na criação de ovinos terão diversas opções para conferir inovações tecnológicas voltadas à produção, durante a feira, que acontece de 8 a 10 de março, na Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande (MS). Uma das principais será o roteiro tecnológico sobre Ovinocultura, que acontecerá nos três dias do evento, com apresentações sobre sistemas de produção que integram lavoura e pecuária; desempenho e características de ovinos pantaneiros; confinamento de cordeiros (destacando suplementação alimentar e resultados de desempenho); embarque coletivo de cordeiros, segundo o modelo de Sistema de Propriedade de Descanso de Ovinos para Abate (PDOA); apresentação das características dos cães de pastoreio da raça Border Collie.

Nos dias 8 e 9, o roteiro tecnológico acontece de 13 horas às 16h30. No dia 10, das 8 horas às 11h30. “Embora siga um formato, todo ano este roteiro vem com informações novas, resultados de pesquisas desenvolvidas pela Embrapa e seus parceiros”, destaca o pesquisador Alexandre Agiova, do Núcleo Centro-Oeste da Embrapa Caprinos e Ovinos que, juntamente com o também pesquisador Fernando Reis, apresentará a primeira parte do roteiro tecnológico, sobre sistemas de integração lavoura-pecuária.

Agiova também ministrará oficina, nos dias 9 (às 14 horas) e 10 (às 9 horas), sobre silagem de milho e feijão guandu, como opção de forragem conservada, visando melhor valor nutricional e aumento da sustentabilidade na integração lavoura-pecuária. O consórcio de feijão guandu e silagem de milho é uma alternativa recomendada pela Embrapa para diminuir perdas de nutrientes no pasto em períodos chuvosos, aplicável para a produção de leite, carne ou lã. Dados iniciais de experimentos conduzidos pela Embrapa em Campo Grande (MS) indicam que a adição do guandu à silagem do milho aumenta em até 50% o teor de proteínas na alimentação animal.

Outra ferramenta útil aos sistemas de produção apresentada na Dinapec será a Régua de Manejo de Pastagens, instrumento que permite, por meio da medição de altura da pastagem, estimar a quantidade de forragem disponível para rebanhos. Com a Régua, o produtor pode adotar um manejo correto da pastagem, facilitando o aumento da produtividade e maior durabilidade do pasto. A ferramenta permite, ainda, controlar a quantidade de animais no pasto, orientando os momentos de aumentar ou reduzir a lotação de animais.

A Dinapec trará, ainda, em sua vitrine tecnológica, apresentação sobre Boas Práticas Agropecuárias (BPAs) na produção de carne de caprinos e ovinos e uma oficina sobre curtimento artesanal de pele ovina, que acontecerá no dia 9 de março, às 8 e às 10 horas, e no dia 10, às 13 e às 15 horas, ministrada pelo especialista Alfred Loosli. Ele vai mostrar como curtir peles de cordeiros de maneira sustentável, com baixo custo e usando insumos de fácil aquisição.

A programação do evento, com mais detalhes sobre lançamento de tecnologias e espaços de interação com o público, pode ser acessada em: https://www.embrapa.br/dinapec-2017

Serviço

Dinapec 2017: 8 a 10 de março

Horário: 8h às 17h

Endereço: Embrapa Gado de Corte, Av. Rádio Maia, 830 – Campo Grande (MS)

Informações: (67) 3368-2141

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114