Cuiabá | MT 25/04/2024
Agro
Quinta, 23 de março de 2017, 13h05

Carboxamidas apresentam queda na performance, segundo Frac


As moléculas inibidoras da Succinato Desidrogenase (SDHI, caboxamidas), usadas no combate à ferrugem asiática, estão apresentando queda na performance. Este é o alerta do Comitê de Ação à Resistência de Fungicidas (Frac, da sigla em inglês) emitido no dia 8 de março.

“Este comunicado é um alerta e estamos acompanhando este assunto atentamente”, afirma Roseli Giachini, coordenadora da comissão de Defesa Agrícola da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja).

A diretora reforça que é importante que os agricultores usem fungicidas com diferentes modos de ação. “A rotação de ingredientes ativos e o uso de protetores é uma prática fundamental para o controle da ferrugem asiática”, frisa Roseli.

Há um número limitado de modos de ação de fungicidas disponíveis no mercado, que devem ser usados aliados a outras ferramentas de manejo (como o controle de soja guaxa, o vazio sanitário e o cumprimento das Instruções Normativas que tratam do assunto). Com isso, o agricultor contribui para a manutenção das produtividades e do sistema produtivo da soja.

Desde 2007, o comitê tem avaliado amostras de ferrugem asiática quanto à eficiência. Em comunicado, a Aprosoja informa que agora, além da baixa performance, foi identificada uma mutação na molécula de carboxamida em áreas de intenso uso do produto e alta pressão da doença. Com isso, o Frac está intensificando as pesquisas para obter um diagnóstico mais detalhado sobre a situação.

Por ora, a orientação do comitê é a manutenção das recomendações para o uso de SDHIs na cultura da soja. Entre maio e junho, o Frac se reunirá para avaliar novos dados de pesquisa visando consolidar as orientações técnicas para a safra 2017/2018. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114