Cuiabá | MT 18/04/2024
Agro
Sábado, 25 de março de 2017, 09h06

Quarta edição do Simpósio Agroestratégico será em 4 de maio


A quarta edição do Simpósio Agroestratégico será no dia 4 de maio, no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá. O evento terá como tema central o “Manejo de Resistência e Agricultura Sustentável” e pretende abordar temas importantes para a cadeia produtiva, como armazenagem, manejo da resistência de pragas, doenças e ervas e as bases técnicas da agricultura biológica e pó de rochas.

Lançado em 2015 com o desafio de discutir com os agricultores mato-grossenses o sistema de produção atual, o evento já reuniu mais de 900 participantes, na Capital e no interior, e visa, a cada edição, apresentar e debater o que vem sendo estudado e também experimentado em campo.

Neste ano, o Simpósio contará com quatro painéis. O primeiro é sobre o Manejo da Resistência e terá três palestras. A primeira palestra é sobre Estratégicas do Manejo de Resistência focado em Pragas, com o doutor Celso Omoto, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq).

A segunda palestra é sobre Estratégias do Manejo de Resistência focado em Doenças, com a doutora da Embrapa Soja, Cláudia Godoy. A terceira palestra é com o doutor Anderson Cavenagh, do Univag, com palestra sobre Estratégias MR Ervas, incluindo plantas Bt.

Após as apresentações, ocorrerá uma mesa redonda, que terá como moderadora a doutora em Fitopatologia e segunda vice-presidente Norte da Aprosoja, Roseli Giachini.

Depois do debate, o Simpósio terá o painel sobre armazenagem, com a palestra do doutor Mauro Osaki, da Esalq, que falará sobre “Desafios e oportunidades no armazenamento de grãos em Mato Grosso”.

Em seguida, ocorre o terceiro painel, sobre agricultura biológica e pó de rochas. A primeira palestra é com o doutor Fernando Hercos Valicente, da Embrapa Milho e Sorgo, que falará sobre “Premissas básicas para seleção e multiplicação de microrganismos isolados”. A segunda palestra é sobre “Legislação, conceito e premissas de uso de remineralizadores”, com o doutor Éder de Souza Martins, da Embrapa Cerrados.

Após as duas apresentações, será a vez da mesa redonda, que terá como mediadores Carlos Marcelo, do Instituto Mato-Grossense do Algodão (Ima).

O último painel é o case de sucesso sobre agricultura biológica, com o agricultor Vitório Herklots, que é de Campo Novo do Parecis e tem bons resultados no uso deste tipo de tecnologia em sua propriedade rural.

A agricultura biológica é aquela que não usa, ou usa em níveis baixos, defensivos agrícolas. Para debater sobre o tema, a doutora em Fitopatologia, Roseli Giachini, fará a moderação.

“Em um contexto amplo, a quarta edição do Simpósio Agroestratégico falará sobre manejo do sistema produtivo. Queremos falar desse manejo pensando em uma agricultura e em uma produção sustentáveis e, exatamente por isso, definimos esses painéis. A agricultura sustentável passa pelo manejo de resistência, não só de pragas como de doenças e plantas daninhas, pela produtividade e, na hora certa, pela armazenagem, pela mitigação de químicos e aplicação de produtos biológicos. É importante falar sobre a agricultura com menor uso de químicos para haver equilíbrio. A busca pela sustentabilidade é constante nas propriedades rurais e temos que ter todas as ferramentas tecnológicas disponíveis para um uso equilibrado”, explica Roseli.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114