Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Sexta, 05 de maio de 2017, 05h55

Expedição técnica 'Rally da Safra' avalia lavouras de milho segunda safra


O Rally da Safra 2017, maior levantamento da safra de grãos do Brasil, volta a campo na próxima segunda-feira, 8 de maio, para avaliar as condições das lavouras de milho da segunda safra. Os técnicos da Equipe 9 partem de Sinop para percorrer as regiões do Médio-Norte e Oeste do Mato Grosso. A estimativa pré-Rally aponta que a safrinha de milho 2016/17 resultará numa produção de 67 milhões de toneladas, aumento de 49% em relação à safra passada e 23% acima do recorde anterior, alcançado em 2014/15.

 

As boas condições das lavouras justificam essa expectativa, a ser confirmada pelo trabalho de campo. A temporada atual se desenvolve num clima melhor do que o do ano passado, marcado pela seca nas principais regiões produtoras do país no período de desenvolvimento da safrinha. A área plantada no país é estimada em 12 milhões de hectares, uma expansão de 10% sobre 2015/16.

A expectativa é de boas produtividades nas lavouras de milho safrinha no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná. Nesses Estados, choveu em abril o suficiente para garantir um potencial de produção elevado na segunda safra. Não que o clima tenha sido favorável em todo o país. Há regiões onde acabou a temporada chuvosa, como é o caso de alguns locais no Sudeste do Mato Grosso e no Sudoeste de Goiás – mas essas situações são isoladas e não chegam a comprometer as expectativas.

Um ponto de atenção diz respeito aos efeitos que as ondas de frio possam vir a provocar nas lavouras de milho no Paraná, no Sul do Mato Grosso do Sul e em São Paulo. O risco maior é de que a ocorrência de geadas possa prejudicar a produtividade da safrinha nessas regiões.

Na primeira etapa do Rally da Safra 2017, os técnicos percorreram os principais Estados produtores de soja entre janeiro e março, com oito equipes. A partir de agora mais três equipes avaliarão as lavouras de milho segunda safra. A nova etapa vai de 8 de maio a 9 de junho, nos estados de Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná.

O período de avaliação teve de ser estendido até junho no Mato Grosso do Sul e no Paraná. Nesses estados, o alongamento do ciclo da soja observado na safra de verão atrasou o plantio do milho safrinha. Por isso, a Equipe 11 foi postergada em duas semanas em relação ao previsto originalmente, para garantir maior precisão na avaliação das lavouras. Os estados visitados representam 84% da área plantada do milho segunda safra. Ao todo, o Rally da Safra 2017 percorrerá aproximadamente 95 mil quilômetros com as 11 equipes, sendo que, somente na etapa safrinha serão cerca de 15 mil quilômetros.

Organizado pela Agroconsult, o Rally da Safra 2017 chega à 14ª edição com patrocínio do Banco Santander, Bayer, Monsanto, Pirelli, VLI, Volkswagen, Yara e com apoio da Aprosoja MT, Agrosatélite, FIESP, Fundação Agrisus e Impar Consultoria no Agronegócio.

O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo site www.rallydasafra.com.br, com informações atualizadas diariamente no www.twitter.com/RallydaSafra, www.facebook.com.br/RallydaSafra e www.instagram.com/rallydasafra

Roteiros Equipe 9 – Mato Grosso
SAFRINHA BR-163
DATA
MUNICÍPIO
08/mai seg
Sinop
09/mai ter
Sorriso
10/mai qua
Sorriso
11/mai qui
Lucas do Rio Verde
12/mai sex
Cuiabá
 
SAFRINHA PAPAGAIO
DATA
MUNICÍPIO
08/mai seg
Sinop
09/mai ter
Nova Mutum
10/mai qua
Campo Novo do Parecis
11/mai qui
Sapezal
12/mai sex
Cuiabá



Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114