Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Quinta, 25 de maio de 2017, 11h23

Estratégia PCI avança e apresenta produto base para o monitoramento das metas


O primeiro produto da Estratégia PCI: Produzir, Conservar e Incluir foi apresentado durante a realização de uma oficina de trabalho promovida nesta quarta-feira (24.05), em Cuiabá. O documento reúne indicadores que servirão como base para o monitoramento das metas acordadas internacionalmente e deve resultar no balanço dos primeiros 12 meses de implantação da iniciativa na agenda do Governo estadual.

O trabalho foi realizado pelos membros do grupo G7, formado pelos quatro blocos que compõem o Comitê Estadual da Estratégia, e também deve ser apresentado aos demais integrantes do programa na segunda reunião extraordinária do Comitê deste ano, prevista para ocorrer em 21 de junho.

A oficina começou na terça-feira (23.05) e reuniu representantes do Governo, da sociedade civil e de empresas privadas para um amplo debate sobre os mais diversos temas. Na oportunidade, ainda foi divulgado o resultado do diagnóstico que mapeou iniciativas e projetos afins à PCI que estão sendo desenvolvidas em Mato Grosso. Ao todo, 204 ações estão em andamento no Estado executadas ou financiadas por 381 instituições entre públicas e privadas.

O mapeamento foi realizado pela empresa de consultoria Trama, contratada pela Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH), entidade financiada e dirigida pelos governos dos Países Baixos, Dinamarca, Suíça e Noruega. O IDH é um dos 43 membros da PCI.

“Entre os temas debatidos está a difusão de boas práticas de tecnologia que é a responsável por grande parte da nossa evolução como Estado produtor, o gargalo da regularização fundiária, e, com relação aos mercados internacionais, como vender melhor e ampliar os mercados de Mato Grosso lá fora, agregando valor nessa produção, entre outros”, comentou Fernando Sampaio, diretor-executivo do Comitê Estadual da Estratégia PCI. Conforme Sampaio cada discussão consiste na identificando das ações prioritárias para fazer com que a agenda da PCI se desenvolva.

Apresentada mundialmente em 2015, durante a Conferência Global do Clima (COP 21), em Paris, a Estratégia PCI trata-se de uma iniciativa do Governo de Mato Grosso com a participação de instituições de diferentes setores da sociedade, que estabelece uma visão de futuro onde o desenvolvimento esteja integrado ao sustentável.

Saiba mais sobre o programa. Acesse o site da Estratégia PCI. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114