Cuiabá | MT 25/04/2024
Agro
Domingo, 28 de maio de 2017, 10h52

Conhecimento tradicional e manejo florestal elevam produtividade da agricultura familiar


Uma usina de beneficiamento, resfriamento e armazenamento de polpas de frutas, que funcionará à base de energia solar, deve aumentar a renda dos produtores rurais da comunidade Boa Esperança, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã, no interior do Amazonas. A produção, que será vendida para as cidades vizinhas, deve começar nos próximos dias, com a inauguração da usina.

A iniciativa faz parte do projeto Mamirauá: Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade em Unidades de Conservação (BioREC), que o instituto desenvolve desde 2013 com recursos do Fundo Amazônia, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O projeto aposta no manejo de agroecossistemas no qual a manutenção dos recursos naturais é combinada com plantios e pastos tradicionais. São os sistemas agroflorestais (SAFs) e os sistemas pecuários agroecológicos.

O objetivo é reduzir a abertura de novas áreas de floresta para o plantio, a degradação ambiental e a emissão de gases de efeito estufa, elevando a produtividade da agricultura familiar com o estímulo à produção sustentável. Pelo projeto, técnicos do Instituto Mamirauá trabalham ao lado de produtores rurais, adaptando as propostas às realidades, culturas e necessidades das populações ribeirinhas, incluindo lições do manejo tradicional e novos conhecimentos, de caráter ecológico, para as práticas agrícolas. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114