Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Quinta, 29 de junho de 2017, 06h06

Aprosoja e Bombeiros promovem cursos de brigada de incêndio


Treze municípios de Mato Grosso, sendo dez Núcleos da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), recebem de 19 a 21 de julho cursos de formação de brigadas municipais. São eles: Água Boa, Alto Garças, Alto Taquari, Canarana, Chapada dos Guimarães, Colniza, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Nova Mutum, Primavera do Leste, Sinop e Tapurah.

.

A brigada é uma estratégia criada pelo Governo do Estado para o período proibitivo de queimadas, envolvendo sociedade civil, Estado, município e entidades de classe. No caso de Mato Grosso, a proibição de queimas ocorre de 15 de julho a 15 de setembro, podendo ser prorrogada até outubro, se necessário.

Os cursos são uma parceria da Aprosoja, do Corpo de Bombeiros, das prefeituras e dos sindicatos rurais de cada um dos municípios. Todas as cidades contarão com a presença de dois oficiais dos Bombeiros, que ministrarão tanto aulas teóricas quanto práticas. Os participantes receberão certificado de brigadistas.

“Todo ano, a Aprosoja realiza uma campanha de prevenção de incêndios e, neste ano, resolvemos inovar. Quando ocorrem incêndios nas áreas rurais, os produtores são sempre os primeiros a chegarem no local para tentar conter o fogo. Nada mais justo que um curso que os ensine técnicas específicas de como proceder nesses casos”, explica a assessora de Política Socioambiental da Aprosoja, Marlene Lima.

Apesar dos cursos terem início neste mês de julho, a parceria das instituições começou em abril, quando a assessora realizou uma rodada por 36 municípios mato-grossenses para visitar as prefeituras. “O objetivo, naquela ocasião, foi apresentar aos prefeitos e secretários a proposta de parceria para realização do curso de brigada. O resultado, até o momento, foi a parceria com essas 13 prefeituras. Mas o número ainda pode crescer”, destaca.

Além da rodada e dos cursos, outro produto fruto da parceria com os Bombeiros foi uma palestra transmitida ao vivo pelo YouTube, e disponível neste link, sobre prevenção de incêndios em lavouras de milho e também sobre Procedimento Operacional Padrão (Pop), disponível neste link.

“Nosso objetivo é ter cada vez mais ferramentas para que os incêndios possam ser minimizados e controlados. Para se ter uma ideia, apenas no município de Campo Novo do Parecis, em 2016, cerca de 20 mil hectares foram atingidos pelo fogo”, alerta Marlene.

Mais informações – Os agricultores interessados em realizar o curso de formação de brigada podem procurar os sindicatos rurais de seus municípios para confirmarem interesse no curso. O curso é gratuito.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114