Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Terça, 04 de julho de 2017, 15h55

Governo fortalece agricultura familiar com cursos de capacitação técnica


Foto: Maria Anffe
.

O fortalecimento da agricultura familiar em Mato Grosso foi tema de reunião realizada nesta terça-feira (04.07), entre o governador Pedro Taques, o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Mato Grosso, (Fetagri-MT), Nilton José de Macedo, e o secretário de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários, Suelme Fernandes. Os cursos de capacitação técnica, ministrados pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec) são uma das principais ferramentas utilizadas pelo Executivo para qualificar o homem do campo.

.

Com ênfase em agricultura familiar, o Curso Técnico em Agropecuária já é realizado em Várzea Grande, Nova Bandeirantes, Nova Canaã do Norte e Alto da Boa Vista, por meio de extensão da Escola Técnica de cidades polos, e conta com o convênio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A pedagogia utilizada é o da alternância, proposta utilizada em áreas rurais para mesclar períodos em regime de internato na escola e outros em casa. Os alunos passam 10 dias em sala de aula e 20 em casa, desenvolvendo atividades práticas.

Com duração de dois anos, o curso habilita os alunos para o domínio de técnicas de produção e gestão da agropecuária e agroindústria, na identificação dos elementos sociais e culturais da sociedade. É necessário ainda ser articulado nos saberes locais e nos saberes técnico-científicos para resolução de problemas, desenvolvendo ações de autosustentabilidade, realizando uma leitura crítica das situações da realidade em que está inserido.

A parceria consiste no oferecimento de toda a função pedagógica por parte das Escolas Técnicas Estaduais (professores, plano de ensino, avaliação) e a infraestrutura fica por conta da Fetagri-MT, que fornece alojamento, alimentação e local do curso.

O presidente da Fetagri salientou a importância da parceria realizada com o Estado para a manutenção da qualificação ofertada aos pequenos produtores rurais e as respectivas famílias. “Eu agradeço a abertura do governador e de sua equipe, que sempre tem nos atendido e ampliado nossa parceria, e essa reunião é prova disso. Agora, é dar continuidade a essa parceria, de modo que possamos nos organizar e fortalecer esse trabalho, que é voltado inteiramente para a os trabalhadores rurais”, disse Nilton José de Macedo.

O titular da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf-MT), falou que a relação entre as duas instituições é caracterizada pelo teor republicano, de cunho respeitoso. “Nnós não fazemos acordos nem conchavos partidários, temos uma parceria de resultados, com foco no que interessa, que é a agricultura familiar. Temos construído um diálogo muito grande, inclusive em alguns municípios nós já concedemos até carro público para facilitar o trabalho da federação lá na ponta, dois sindicatos foram agraciados com o empréstimo de veículos da Seaf para poder fazer o trabalho de campo”, considerou Suelme Fernandes.

Segundo ele, a Secretaria pretende continuar com a expansão dos trabalhos conjuntos desenvolvidos pelos órgãos. “A presença da Fetagri no campo é a garantia da legalidade, do combate ao trabalho escravo, da manutenção dos direitos trabalhistas, da aposentadoria, onde a Fetagri está existe cobertura social e trabalhista para os pequenos agricultores rurais”.

Sobre a importância da parceria, Suelme Fernandes ressaltou que a Fetagri atua na estratégia dos investimentos a serem feitos pela pasta, pois é uma “instituição com mais de 45 anos de atuação, que conta com 121 sindicatos filiados e que tem expertise e conhecimento como poucos para atuar em prol das políticas de fortalecimento da agricultura familiar”. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114