Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Quinta, 06 de julho de 2017, 07h34

Embrapa capacita para produção de mudas de castanha-do-brasil


Cursos realizados pela Embrapa Roraima em maio e junho capacitaram 30 produtores, técnicos, viveiristas e estudantes sobre tecnologias para seleção de matrizes, coleta e armazenamento de sementes, produção de mudas e enxertia da castanha-do-brasil. Em Roraima, a castanha produzida vem do extrativismo da região sul do Estado, praticado, principalmente, pela agricultura familiar e indígena.

.

Segundo a pesquisadora Cássia Pedrozo, organizadora dos cursos e coordenadora do projeto ‘Melhoramento genético da castanheira-do-brasil para produção de frutos’, a realização de capacitações é extremamente importante para disseminar as pesquisas e técnicas que a Embrapa já desenvolveu para produção de mudas da espécie.

A pesquisadora explica que os trabalhos da Embrapa vêm priorizando a seleção de material promissor, visando o melhoramento genético para aumento da produtividade e da qualidade das castanhas. Esses estudos são essenciais para a eficiente implantação de castanhais cultivados e, também, para o enriquecimento de castanhais nativos.

“Realizamos aulas teóricas e práticas para que todos pudessem visualizar detalhadamente as etapas para a produção de mudas da castanha. Queremos que os produtores e extrativistas do Estado sejam capazes de aplicar os conhecimentos adquiridos, contribuindo para o fortalecendo da cadeia produtiva da espécie em Roraima”, diz.

Conheça a castanheira-do-brasil

A castanheira-do-brasil é encontrada nos estados de Roraima, Rondônia, Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Maranhão e Mato Grosso. É uma das espécies mais altas da Amazônia, podendo atingir até 50 metros de altura. Desempenha papel importante na renda de milhares de famílias residentes na floresta, ou em áreas próximas, que realizam o extrativismo e a comercialização dos produtos 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114