Cuiabá | MT 23/04/2024
Agro
Domingo, 23 de julho de 2017, 08h56

Embrapa apoia produção de gergelim agroecológico


.

Agricultores da localidade Riacho do Meio, no município cearense de Choró, cultivam e beneficiam gergelim de maneira agroecológica. O que era um material subaproveitado pela comunciadade tornou-se uma fonte de emprego e renda para 15 famílias beneficiadas pelo projeto "Agroecologia em Movimento" executado pelo Esplar, ONG que atua em atividades voltadas para a agroecologia e o serviço da agricultura familiar, e que contou ainda com o apoio de duas Unidades da Embrapa: Agroindústria Tropical (Fortaleza-CE) e Algodão (Campina Grande-PB).

O primeiro passo foi o aprendizado de técnicas de beneficiamento da semente. Em seguida, um moinho foi adquirido e, a partir deste ano, um galpão foi construído para a realização da extração do óleo extravirgem e a produção da paçoca. A obra contou com assessoria técnica do IFCE Campus Baturité e do pesquisador Ênio Girão, da Embrapa Agroindústria Tropical.

A matéria completa sobre a trajetória das agriculturas e agricultores de Choró pode ser conferida no link: http://esplar.com.br/…/170-produtores-e-produtoras-de-oleo-




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114