Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Domingo, 03 de setembro de 2017, 15h52

Simpósio reúne atores do setor pecuário em MS


Esta semana, Campo Grande (MS) recebe a terceira edição do Simpósio Repronutri - Reprodução, Produção e Nutrição de Bovinos: a pesquisa aplicada ao campo. Reunindo produtores rurais, pesquisadores, estudantes, veterinários e técnicos, os objetivos do evento são apresentar dados de práticas no campo e pesquisas que visam aprimorar a atividade, assim como permitir que os pesquisadores também captem as demandas do setor produtivo.

.

“O simpósio Repronutri corresponde a uma evolução da interação entre a pesquisa, produtores e fornecedores, uma ferramenta que nos permite buscar as inovações necessárias para que o setor pecuário do país se fortaleça como um dos maiores produtores do mundo com muita sustentabilidade”, diz o chefe-geral da Embrapa Pantanal, Jorge Lara. A pesquisadora da mesma instituição Juliana Correa, uma das coordenadoras do evento, reforça: “queremos buscar demandas. O Repronutri mostra dados dos estudos realizados aqui em MS que, por vezes, são publicados em eventos de outros estados. Tínhamos que ter uma iniciativa desse porte na região”.

Além de representantes de vários estados brasileiros, o simpósio reúne também estudantes de países como a Bolívia. “Viemos até aqui para aprender informações que possam nos ajudar a trabalhar melhor a nutrição animal, manejo e, no meu caso especialmente, o bem estar animal, um tema que poderia ser melhor trabalhado em Santa Cruz, onde moro”. As palavras são do estudante Daimon Deai, de 21 anos, aluno do curso de Ciências Agropecuárias da Universidade Evangélica Boliviana. Deai, que também é produtor rural, afirma que pretende aplicar os conhecimentos aprendidos no Repronutri em sua propriedade quando voltar ao país.

O médico veterinário Renato Guimarães da Silva participa do simpósio pela primeira vez. “Os temas que mais me interessam são a reprodução e as novas tecnologias de nutrição para incremento da nossa produção de gado de corte”, diz. Segundo Guimarães, a fazenda em que atua como coordenador de pecuária fica na região pantaneira do Brasil, entre os municípios de Miranda e Corumbá, e trabalha com o ciclo completo – cria, recria e engorda, com terminação em confinamento. “Temos visto o crescimento do uso de tecnologias e percebemos que isso dá resultado. Acredito que, com o tempo, a produtividade do Pantanal vá melhorar bastante”.

“Temos poucos eventos nacionais que o técnico de campo possa assistir. Esse técnico e o produtor rural têm uma linguagem e necessidades diferentes do acadêmico, do pós-graduando, do pesquisador. Eles precisam ter acesso a informações prontas para uso ou resultados de uma pesquisa que seja aplicada. Por isso, desenvolvemos esse formato, criamos essa linguagem e resolvemos trazê-la a Mato Grosso do Sul pela importância do estado na produção pecuária”, completa Heitor Romero Marques Junior, palestrante e presidente do Grupo Repronutri.

Entre os temas discutidos no evento por pesquisadores da Embrapa estão o uso da Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), com um estudo que avalia os efeitos da técnica na redução de estação de monta, e diversos aspectos do melhoramento genético bovino. O 3º Simpósio Repronutri - Reprodução, Produção e Nutrição de Bovinos: a pesquisa aplicada ao campo é uma realização do Grupo Repronutri, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e Uniderp. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114