Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Sexta, 15 de setembro de 2017, 11h51

Empaer comemora 53 anos com Feira Tecnológica voltada para agricultura familiar


Nesta sexta-feira (15.09), a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) completa 53 anos de atividade e parceria com o produtor rural. Para comemorar o aniversário, o Governo do Estado realiza a Feira Tecnológica da Agricultura Familiar no período de 27 a 29 de setembro, no Centro Regional de Pesquisa e Transferência de Tecnologia (CRPTT) de Cáceres (225 km a Oeste de Cuiabá). Serão apresentadas Unidades Didáticas e Demonstrativas com tecnologias e alternativas de renda para o agricultor familiar. Durante o evento são esperadas em torno de duas mil pessoas.

.

O presidente da Empaer, Layr Mota, destaca que a empresa trabalha a serviço da família rural há mais de cinco décadas. Conforme Layr, a feira foi a maneira encontrada para festejar com o “nosso grande cliente”, o homem do campo, o aniversário da empresa. Durante três dias serão apresentadas na prática Unidades Demonstrativas com as culturas da mandioca, maracujá, banana, abacaxi, pecuária de leite e pastejo rotacionado, casa do agricultor familiar, piscicultura e informações técnicas sobre hidroponia, bem estar social e turismo, produção de flores, apicultura, laboratórios, exposição de máquinas e implementos agrícolas e outros.

O CRPTT possui uma área de 180 hectares para desenvolvimento da pesquisa em prol da agricultura familiar. De acordo com Mota, os participantes vão conhecer unidades produtivas e o seu desempenho. “O objetivo do evento é levar ao agricultor familiar conhecimento e tecnologias que diversificam e melhoram a sua produção, promovendo o desenvolvimento sustentável da pequena propriedade”, esclarece.

Os participantes também vão conhecer de perto a Casa do Agricultor Familiar, que possui fogão a lenha com um sistema que aquece a água, forno de 200 litros fabricado com tambor de metal e tem filtro de areia para purificar a água, tornando-a própria para o consumo. No quintal foi construído um biodigestor para a produção do gás a ser usado no fogão da cozinha com o aproveitamento do esterco produzido pelo gado. E ainda, o cultivo diversificado de frutas, olerícolas, raízes, forrageiras para alimentação do gado, criação de pequenos animais e outros.

De acordo com Layr, o conjunto das atividades desenvolvidas na propriedade segue princípios que garantem a sustentabilidade econômica da propriedade, com a produção básica para o sustento da família e a geração de renda proveniente da principal atividade econômica que é representada pela pecuária de leite e pela venda da produção de excedente das atividades desenvolvidas no local. “A expectativa é receber mais de 600 agricultores familiares por dia no Centro de Pesquisa da Empaer”, enfatiza Mota.

Confira a programação da Feira Tecnológica da Agricultura Familiar.

Data: 27 a 29 de setembro de 2017
Horário: 7h
Local: Centro Regional de Pesquisa e Transferência de Tecnologia de Cáceres
Rodovia BR 070, Km 10, sentido Cáceres-Cuiabá.

Programação
7h Recepção e Café da Manhã
7h30 Início da Visita às Unidades Didáticas:
UD 1: Mandioca
UD 2: Maracujá
UD 3: Banana
UD 4: Abacaxi
UD 5: Pecuária de Leite
UD 6: Agricultura Familiar
UD 7: Piscicultura

Unidades Demonstrativas com Tecnologias e Alternativas de Renda para o Agricultor Familiar:

Hidroponia para a produção de hortaliças
Bem-estar social e turismo
Produção de flores
Apicultura
Alimentos Biofortificados
Laboratórios da Empaer
Grãos e resultados de pesquisa

12h Almoço

Obs.: Inscrição antecipada no escritório da Empaer de seu município. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114