Cuiabá | MT 16/04/2024
Agro
Quarta, 25 de outubro de 2017, 08h39

Reviva o Atibaia 2017 completa 20 anos em prol do meio ambiente


O Reviva o Atibaia completa 20 anos com resultados expressivos na defesa da Área de Proteção Ambiental (APA) de Campinas e do Rio Atibaia. No último domingo, 22 de outubro, a data foi marcada com a realização de diversas atividades na Praça Beira Rio, no Distrito de Sousas, Campinas, SP.

.

O evento é idealizado e realizado pela Jaguatibaia - Associação de Proteção Ambiental, em atividade desde 1977. O movimento conta também com o apoio da Associação de Remo de Sousas, Merck Shap, Prefeitura de Campinas e subprefeitura de Sousas.

Conforme José Carlos Perdigão, presidente da Associação de Proteção Ambiental Jaguatibaia, o Reviva o Atibaia começou em 1997 e busca a conscientização da população sobre a importância da área de proteção ambiental (APA) de Campinas, fundamental para a manutenção da disponibilidade hídrica na cidade e região.

Durante o evento, foram promovidas diversas atividades de conscientização sobre a importância da APA Campinas e de seus mananciais hídricos, assim como a necessidade da preservação e do consumo consciente da água. A Associação de Remo realizou a tradicional “barqueata”, com o recolhimento de lixo encontrado no rio e sua exposição na praça - uma variedade impressionante de objetos de plástico e de outros materiais, incluindo uma pia de banheiro.

A Associação Jaguatibaia apresentou os resultados preliminares do projeto Conhecendo as Águas da APA, uma iniciativa da ONG com a participação da Unicamp e da Embrapa Meio Ambiente.

O projeto quer decifrar a dinâmica hídrica da APA de Campinas. Atualmente estão sendo realizadas medições de vazão, de parâmetros físicos, químicos e biológicos de águas fluviais de diferentes ribeirões contribuintes do Atibaia, além de coletas de organismos aquáticos e observações sobre a fauna e flora do entorno desses locais de estudo. As medições deverão seguir por um período mínimo de 24 meses.

A Embrapa Meio Ambiente também apresentou no evento alguns trabalhos que utilizam bioindicadores para aferir o estado de conservação das águas. De acordo com Ricardo Figueiredo, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, também foram apresentados resultados preliminares sobre a qualidade das águas de três ribeirões que contribuem para o Rio Atibaia, qualidade esta prejudicada atualmente pela gestão ambiental ineficiente das bacias desses ribeirões. Além disso, a Unidade apresentou no evento estratégias e métodos para a restauração de áreas degradadas utilizando espécies da vegetação nativa.

Marcelo Morandi, chefe geral da Embrapa Meio Ambiente, participou do evento na Praça Beira Rio pela primeira vez e ficou muito satisfeito com os resultados já alcançados por esta parceria. “A mobilização de vários setores da sociedade em torno de um bem tão precioso como a água e os resultados já obtidos pelo movimento Reviva o Atibaia nos incentivam a participar dessa ação, contribuindo com o conhecimento de nosso corpo técnico, assim como com a nossa infraestrutura de pesquisa em qualidade de água e recuperação ambiental”.

Além disso, o evento reservou um grande espaço lúdico, onde os visitantes, crianças e adultos, foram convidados a pintar vasos de cerâmica e fazer o plantio de mudas de espécies frutíferas nativas – jabuticaba, grumixama, araçá e pitanga - doadas pelos organizadores.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114