Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Quinta, 26 de outubro de 2017, 08h04

Embrapa marca presença em evento nacional de batata


A Embrapa participa do XV Encontro Nacional de Batata que começa hoje em Holambra, SP, apresentando alguns dos produtos que já estão no mercado produtor, como a cultivar BRS F63 (Camila), e a BRSIPR Bel.

.

A BRS F63 tem ciclo médio e bom aspecto vegetativo, elevado potencial produtivo de tubérculos comerciais, período médio de dormência de tubérculos e moderadamente suscetível à requeima e à pinta-preta, além de extremamente resistente ao vírus Y da batata (PVY).

Indicada para as regiões produtoras do sul do país, não é recomendada para plantio fora das épocas mais frias nas regiões sudeste, centro-oeste e nordeste. Apresenta textura firme no cozimento e sabor característico. É adequada para cozinha gourmet, na preparação de saladas e pratos afins.

A cultivar BRSIPR Bel foi desenvolvida para uso no processamento industrial nas formas de chips e de batata palha. Eventualmente, pode ser utilizada para consumo fresco, desde que sejam tomados os cuidados para prevenir o esverdeamento dos tubérculos. É uma cultivar que apresenta plantas medianamente vigorosas, com hábito de crescimento semi-ereto e porte médio. Possui tubérculos de formato oval, olhos medianamente rasos, película amarela e lisa e polpa creme. Destaca-se pelo alto teor de matéria seca e pelo grande número de hastes e tubérculos por planta.

A BRS Clara apresenta formato oval-alongado, polpa creme e olhos rasos, ciclo médio, aptidão para uso em saladas e para assar. Além de alto potencial produtivo e alta resistência a requeima, baixa incidência de defeitos fisiológicos, moderada resistência ao esverdeamento e resistência moderada à pinta preta. Ela, inclusive, tem sido utilizada para cultivo em sistema orgânico em várias regiões do país, como nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Giovani Olegário, pesquisador da Embrapa Hortaliças, enfatizou a importância da rusticidade dessas cultivares frente à sustentabilidade ambiental e econômica dos cultivos.

Antônio Bortoletto, analista do Escritório de Canoinhas da Embrapa Produtos e Mercado, comenta que a empresa tem buscado desenvolver cultivares de mesa e também para o processamento em seus programas de melhoramento genético.

Para conhecer as cultivares da Embrapa disponíveis para o mercado produtor, acesse: embrapa.br/cultivares .

Se deseja ser um licenciado da Embrapa, visite a página: embrapa.br/produtos-e-mercado/editais .
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114