Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Sexta, 19 de janeiro de 2018, 06h35

Termo assegura direitos para catadoras de mangaba e pescadores


As catadoras de mangaba e pescadores recebem, dia 19 de janeiro, termo que autoriza a coleta e a pesca nas áreas da União na região dos rios Vasa Barris e Real, no Litoral sul de Sergipe. O cerimonial de entrega acontece no município de Indiaroba (SE), às 10hs, no assentamento Sete Brejo, na sede da Cooperaf.

.

A Embrapa Tabuleiros Costeiros teve importante participação no movimento das catadoras de mangaba, pois recentemente apresentou, em demanda do Ministério Público Federal de Sergipe, o Mapa do Extrativismo da Mangaba em Sergipe: Ameaças e Demandas, trabalho elaborado em parceria com o Incra-SE, Adema, Semarh-SE, ICMBio e o Movimento das Catadoras de Mangaba (MCM). Por esse motivo, a Embrapa Tabuleiros Costeiros estará presente e representada pela Analista Raquel Fernandes.

A iniciativa é resultado de parceria entre o Ministério do Meio Ambiente e a Secretaria de Patrimônio da União, com o apoio da Secretaria de Patrimônio da União, Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado de Sergipe.

O termo autoriza o uso sustentável para as associações de catadoras de mangaba de Indiaroba e dos povoados de Manoel Dias e Ribuleirinha, bem como para pescadores artesanais das colônias de pescadores Z3 e Z4, localizadas na APA do Litoral Sul de Sergipe, nos municípios de Indiaroba, Estância e Santa Rita do Itanhy.

“Esse documento assegura o direito de uso sustentável dos recursos naturais das áreas indubitáveis da União, adequado manejo e conservação desse importante ecossistema, considerado um verdadeiro santuário natural”, afirma Mauro Oliveira Pires, secretário substituto da Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável, do Ministério do Meio Ambiente.

Os principais problemas das catadoras de mangaba são o desmatamento para o plantio, cercamento das áreas, difícil comercialização do fruto, falta de acesso à terra, violência, regularização da posse das terras e doenças das plantas.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114