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Agro
Sábado, 20 de janeiro de 2018, 08h54

SAC da Embrapa Agrobiologia atende ao menos uma pessoa por dia em 2017


O ano de 2017 teve 252 dias úteis – e, nesse período, o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) registrou 308 atendimentos somente na Embrapa Agrobiologia (Seropédica, RJ), ou seja, todos os dias do ano, ao menos um cidadão foi atendido pela equipe local do SAC. A importância desse canal pode ser verificada não apenas pelo estreitamento do contato com a sociedade, mas também por descobertas inusitadas e pelo feedback que a pesquisa recebe dos cidadãos.

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O retorno positivo, além de mostrar que a pesquisa segue no caminho correto, revela a importância de um bom atendimento. É o que conta a professora Fabiele Hoffstaedter, de Sapezal, em Mato Grosso, que entrou em contato para pedir informações sobre compostagem de restos de alimentos e foi rapidamente atendida pelo pesquisador Marco Antônio Leal. “Após o atendimento, praticamente resolvemos o problema do lixo orgânico”, comemora.

A professora relata a experiência com o SAC da Embrapa: “Trabalho em uma escola rural semi-integral, e percebemos que sobrava muita comida na hora do almoço. Então foi feito um trabalho de conscientização com os alunos do quinto ano, que estendemos para o restante da escola. Mas percebemos um outro problema como consequência: o lixo, o resto de comida que sobrava dos pratos dos alunos. Aí começamos a enterrar a comida. Fizemos canteiros de uns dez metros de comprimento, enterramos e cobrimos com folhas secas que caem das árvores do pomar da escola, molhando duas a três vezes por semana. Como tínhamos dúvidas, procuramos o SAC da Embrapa – e elas foram sanadas”. O resultado da ação e as orientações da Embrapa foram inseridas em um projeto local coordenado pela professora.

Compostagem é tema mais demandado localmente

Fabiele não foi a única a procurar pela Embrapa Agrobiologia para obter informações sobre compostagem. Ao todo, 118 pessoas enviaram suas dúvidas para o SAC, as quais envolveram as vertentes de compostagem 100% vegetal, vermicompostagem, gongocompostagem e minhocultura. A segunda maior demanda foi a visitação à Fazendinha Agroecológica, às instalações da Unidade ou ainda pelo programa Embrapa & Escola, somando 48 atendimentos. Em terceiro lugar, com 31 atendimentos, ficou a temática de inoculantes e solicitação de estirpes, hoje atendida pelo Centro de Recursos Biológicos Johanna Döbereiner, inaugurado em maio passado.

De todos os atendimentos realizados, aproximadamente 73% - ou 225 chamados - foram feitos dentro do prazo estipulado, de até 4 dias úteis. Em pesquisa feita com os usuários, a maioria mostrou-se bastante satisfeita no que se refere à confiabilidade das informações recebidas, à cortesia no atendimento, à clareza nas informações, ao prazo de retorno e à qualidade técnica das respostas. “Estou muito feliz com as informações recebidas. Além disso, a agilidade na resposta foi imediata”, ilustra Maria Eunice dos Reis, de Caldas Novas/GO, que buscou o SAC para saber mais sobre plantas alimentícias não convencionais (PANCs).

O paulista Edgard de Menezes Bernardo, de Caieiras, também elogiou: “Vocês são ótimos no que fazem e nosso país tem as melhores terras do mundo. Parabéns, guerreiros.” Ele procurou o SAC para saber como construir um minhocário para produção de adubo orgânico.

Sobre o SAC

O Serviço de Atendimento ao Cidadão é realizado por toda a Embrapa e centralizado na Embrapa Sede, de onde as demandas são encaminhadas para as Unidades mais adequadas a respondê-las. O acesso é via internet, pelo portal da Embrapa (aqui), e basta ao solicitante preencher um formulário com sua dúvida e seus dados.




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