Cuiabá | MT 24/04/2024
Agro
Quinta, 25 de janeiro de 2018, 17h37

Soja Brasil mobilizou mais de 100 pessoas nesta quarta e quinta em Primavera do Leste


.

"O AgriHub é a maior novidade do mundo para mim. Todo e qualquer tipo de inovação vai nos auxiliar muito". É assim que pensa o presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Primavera do Leste, José Nardes. Ele acrescenta ainda que os assuntos discutidos durante a Caravana Soja Brasil são bem adequados para o momento. O evento reuniu mais de 80 pessoas na noite de quarta-feira (24.01) e, pelo menos 40 pessoas no Conexão AgriHub, na manhã de quinta-feira (25.01)

O Conexão é um dos eventos do projeto AgriHub, que faz parte da programação da Caravana Soja Brasil. O AgriHub é uma rede de inovação com o objetivo de conectar produtores rurais às tecnologias desenvolvidas para o agronegócio. O projeto AgriHub é uma iniciativa da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) e Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea).

Em Primavera do Leste, o responsável pela área de parcerias do AgriHub, Fábio Silva, ao longo de sua palestra que é bastante interativa fez várias perguntas sobre conectividade, problemas enfrentados pelos produtores e, ainda abordou diversos outros assuntos relacionados às dificuldades enfrentadas pelos produtores. Todos os dados levantados ao longo da Caravana Soja Brasil serão tabulados e apresentados para a sociedade em um evento que acontece no mês de abril, em Cuiabá.

.

E assim como o presidente Nardes, o produtor José Almeida de Arruda, também acredita que a tecnologia é a solução para minimizar os custos de produção e até aumentar a rentabilidade. "Mas precisamos saber operar estas tecnologias. Precisamos de qualificação". Ele conta que comprou recentemente uma colhedeira e que ainda não conseguiu um profissional que operasse a máquina e utilizasse 100% dos recursos que ela oferece.

E essa é uma reclamação bem comum entre os produtores. Na opinião do gerente administrativo de uma propriedade rural, Emanuel de Arruda Salles, o SENAR-MT, em parceria com o Sindicato de Produtores Rurais de Primavera do Leste tem auxiliado na solução deste problema. "Os treinamentos de operação e manutenção de máquinas e implementos agrícolas tem nos auxiliado muito".

Salles conta ainda que dois de seus colaboradores que já são operadores de máquinas e implementos agrícolas faz mais de 10 anos, fizeram um treinamento do SENAR-MT este ano. "Depois do curso ficou nítida a mudança tanto comportamental, como no cuidado com as máquinas e equipamentos. Além disso, eles voltaram cheio de novidades e muito mais motivados".

Em sua palestra durante o Soja Brasil, o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT), Otávio Celidonio falou sobre as novidades para a área de educação. "Uma pesquisa feita recentemente para o projeto AgriHub nos mostrou que a falta de mão de obra qualificada é um problema grave e que precisa de soluções urgentes. E isso é um grande desafio para nós".

Segundo ele, o SENAR-MT está buscando diversificar o formato das ações educativas. "Estamos inovando na forma de apresentar nosso conteúdo. Oferecemos Educação a Distância e estamos trabalhando em novos projetos como as trilhas de educação, soluções integradas e diversas outras".

Já a palestra do engenheiro agrônomo, mestre e doutor em Engenharia de Sistemas Agrícolas, pela ESALQ/USP, João Rosa estimulou os produtores a refletir sobre o futuro. Com o tema "O futuro já chegou! O que a Tecnologia tem a oferecer à Agricultura". Segundo ele, nos últimos anos, em todo o mundo, foram levantados 800 milhões de dólares para investimentos em empresas que trabalham com inovação tecnológica para o setor agropecuário. "Deste montante, pelo menos 560 milhões foram o setor de inteligência artificial e robótica". João Rosa enfatiza ainda que entre 2015 e 2025 pelo menos 80% do mercado de drones será voltado para atender as necessidades da agricultura.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114