Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Quarta, 28 de março de 2018, 06h57

Embrapa Cocais participa do III Amazon Soil 2018


De 27 a 31 de março, em Chapadinha-MA, ocorre a terceira edição do Amazon Soil, encontro de Ciência do Solo da Amazônia Oriental. O tema proposto para o evento é: “O solo e o seu papel na sustentabilidade dos agroecossistemas”. Estão previstas 13 palestras com pesquisadores de diversos estados do Brasil, além de apresentação de trabalhos científicos e uma visita técnica.

.

A chefe-geral da Embrapa Cocais, Maria de Lourdes Mendonça Santos Brefin, especialista em solos, ministrará palestra sobre “Diretrizes Voluntárias para o Manejo Sustentável dos Solos”, trabalho elaborado pelo Painel Técnico Intergovernamental em Solos - ITPS da Organização das Nações Unidas – FAO, do qual a pesquisadora é membro desde 2013, representando a América Latina e Caribe. Será dia 28 de março, às 8h. A pesquisadora vai falar sobre a importância do solo para a produção de água, alimentos, fibras, energia e serviços ambientais.

Maria de Lourdes também vai abordar alguns exemplos de práticas de manejo adequadas à melhoria da qualidade do solo e à manutenção de suas funções: a manutenção da cobertura do solo pelo plantio direto, a rotação de culturas, a promoção do aumento do conteúdo de matéria orgânica do solo e da infiltração da água e a preservação da biota do solo, bem como as tecnologias de gestão eficiente da irrigação, o uso racional de insumos, a fixação biológica de nitrogênio e a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF).

“Essas práticas têm reflexos no aumento da produtividade agrícola e na mitigação de gases de efeito estufa, garantindo, dessa forma, sustentabilidade ao longo do tempo. Por outro lado, quando o solo é mal manejado ou degradado (situação que atinge um terço dos solos no mundo!), o carbono sequestrado e outros gases de efeito estufa são reliberados de volta para a atmosfera, contribuindo para o aquecimento global”, adianta a pesquisadora.

O segundo passo desse processo, de acordo com Maria de Lourdes, envolve as políticas públicas e legislações, que devem estimular o produtor na aplicação das boas práticas de manejo sustentável dos recursos solo.

O Painel de Solos, desde sua primeira edição, trabalhou na descrição e implantação dos cinco Pilares da Aliança Mundial do Solo e discutiu e produziu importantes contribuições para ampliar o conhecimento dos solos no mundo, a exemplo da revisão da Carta Mundial de Solos, do relatório “Status of the World Soil Resource Report (WSRR)” e as Diretrizes Voluntárias para o Manejo Sustentavel dos Solos, dentre outros documentos, que podem ser consultados na página da FAO. Acesse em: http://www.fao.org/global-soil-partnership/intergovernmental-technical-panel-soils/en/

Mais sobre o Amazon Soil - O evento é promovido a cada dois anos pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo por meio do Núcleo Regional Amazônia Oriental de Ciência do Solo que engloba os estados do Amapá, Maranhão, Pará e Tocantins para difundir conhecimentos científicos em cidades mais afastadas dos grandes centros socioeconômicos. Esta edição tem a organização do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade Federal do Maranhão (CCAA/UFMA). O objetivo é criar um espaço para a divulgação e discussão de pesquisas, avanços e perspectivas em diferentes temas na área de Ciência do Solo, com vista à expansão da produção agrícola sustentável, do desenvolvimento socioeconômico aliado à qualidade ambiental. Para mais informações, acesse a página do Amazon Soil em http://amazonsoil2018.com/ .

Histórico - O I Amazon Soil ocorreu em Gurupi-TO e foi realizado pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), no período de 18 a 20 de novembro de 2014. Durante o evento foram abordados diversos temas na área de Ciência do Solo, por meio de 12 palestras, apresentação e publicação de 26 trabalhos científicos. O II Amazon Soil ocorreu em Capanema-PA e foi realizado pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), em parceria com a Prefeitura de Capanema, no período de 10 a 13 de agosto de 2016. O evento apresentou como temática principal “O solo como base do sistema produtivo sustentável na Amazônia” e englobou 11 palestras, apresentação de trabalhos científicos, 1 mesa redonda, 2 conferências e 2 visitas técnicas. Adicionalmente o evento incluiu o Fórum: “Desafios e oportunidades para o desenvolvimento de agronegócios no Pará”, o qual oportunizou espaço para políticos e estudiosos paraenses discutirem sobre o paradigma de potenciais do Pará no cenário brasileiro/mundial, com ênfase no uso racional do solo e abertura da fronteira agrícola estadual.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114