Cuiabá | MT 18/04/2024
Agro
Terça, 17 de abril de 2018, 08h51

Trabalho de estagiário da Embrapa é vencedor do Encontro de Recursos Hídricos de SE


.

O trabalho apresentado pelo estagiário da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), Glauber Barros, foi o primeiro colocado na 11ª edição do Encontro de Recursos Hídricos de Sergipe (Enrehse), promovido de 2 a 6 de abril pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

Intitulado ‘Análise Comparativa das Precipitações Diárias Interpoladas e Dados de Estações na Região dos Tabuleiros Costeiros’, o trabalho apresentado por Glauber, que é estagiário do Projeto GeoTab, liderado pelo pesquisador da Embrapa e membro da comissão do evento, Marcus Cruz, foi o melhor avaliado entre 89 inscritos, e lhe rendeu um tablet como prêmio.

De todos os trabalhos apresentados, 20 foram selecionados para serem publicados na revista “Ciência Plena”, da Universidade Federal de Sergipe.

O segundo e terceiro colocados, também premiados com tablets, foram, respectivamente, ‘Redes Neurais, Artificiais e Previsão de Longo Prazo para Operação de Reservatórios’, apresentado por Kelly Marina e Alcigeimes Batista Celeste; e ‘Remoção de Cor e Turbidez no Uso e Fibras de Coco Flexíveis e Areia como Meio Filtrante’, apresentado por Anderson de Jesus, Gustavo Nunes e Denise Conceição.

A participação de entidades como a UFS e Embrapa tornaram o evento possível, especialmente por fazerem parte da comissão técnico-científica que avaliou e distribuiu os trabalhos. Carlos Garcia, professor da Universidade Federal de Sergipe, é o presidente da comissão. “Esse evento está consolidado em Sergipe e contribui para a discussão de uma série de problemas, não apenas de nosso estado, mas nacionais”, avaliou o presidente.

“Eu venho participando desde a primeira edição da organização e avaliação de todos nesses trabalhos que são enviados. A Embrapa vem sempre dando uma contribuição, inclusive, na divulgação do evento. É um motivo de muito orgulho estarmos aqui desde a primeira edição”, comemorou o pesquisador Marcus Cruz.

Projeto GeoTab
O Projeto GeoTaB – ‘Organização e disponibilização da informação geoespacial sobre recursos naturais e aspectos socioeconômicos da área de atuação da Embrapa Tabuleiros Costeiros' está em execução na Embrapa desde 2015.

O GeoTab reúne 48 especialistas, sendo pesquisadores de três Unidades da Embrapa – Tabuleiros Costeiros, Solos (Rio de Janeiro, RJ) e Territorial (Campinas, SP), além de órgãos públicos de desenvolvimento regional, como a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos de Sergipe (Semarh-SE), além de instituições de ensino superior, como as Universidades Federais de Sergipe, Paraíba, Campina Grande e Pernambuco.

Segundo o pesquisador Marcus Cruz, o objetivo principal é organizar e disponibilizar informações geoespaciais sobre recursos naturais – solos, água, clima e vegetação – e aspectos socioeconômicos de relevância agrícola e ambiental na região de atuação da Embrapa Tabuleiros Costeiros.

A conjugação das bases de dados e as discussões em grupo que ocorrerão durante o desenvolvimento do projeto deverão contribuir para a definição de diretrizes e a identificação de sinais de mudanças relevantes na região. Essas informações irão apoiar a tomada de decisão dos setores público e privado, aumentando a sua capacidade de responder às oportunidades e aos riscos que se apresentem ao setor agrícola e ao desenvolvimento da região.

"Com essas informações organizadas e acessíveis ao público, pretendemos subsidiar o planejamento e desenvolvimento de ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a região, bem como a formulação de políticas públicas, não só para a agricultura, mas para o desenvolvimento econômico e social amplo", afirma.

"A diversidade temática de demandas relacionadas ao foco de atuação da Embrapa Tabuleiros Costeiros requer uma sistematização integrada das informações disponíveis sobre os recursos naturais e os aspectos socioeconômicos que interagem na região, que são subsídio essencial para o planejamento adequado das ações" argumenta Cruz.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114