Cuiabá | MT 20/04/2024
Agro
Sábado, 07 de julho de 2018, 08h33

Embrapa e FGV buscam parceria para a agenda do monitoramento da ABC


Uma reunião ocorrida ontem, 4 de julho, na Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), trouxe novas oportunidades para a promoção de avanços na agenda de monitoramento da agricultura de baixo carbono no Brasil.

.

O coordenador técnico da Plataforma ABC, Celso Manzatto e o coordenador do Mestrado Profissional em Agronegócio do GVAgro, Ângelo Costa Gurgel discutiram e definiram as bases de uma parceria entre o Observatório ABC da FGV Agro e a Plataforma Multi-institucional de Monitoramento das Reduções de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) na Agropecuária (Plataforma ABC).

O Observatório ABC é uma iniciativa voltada a engajar a sociedade no debate sobre a agricultura de baixo carbono, em atividade desde 2013. Coordenado pelo Centro de Estudo de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas (GVAgro), tem como foco a implementação do Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC).

Conforme explicou Gurgel, a reunião serviu para verificar como o Observatório ABC pode contribuir no desenvolvimento dos trabalhos em curso na Plataforma ABC e na Embrapa, como a criação de mecanismos de monitoramento, registro, estabelecimento de metas para a verificação da agricultura ABC.

“A ideia é verificar em que medida os estudos desenvolvidos pela FGV, por meio do Observatório ABC, possam ser de uso relevante para os trabalhos da Plataforma e, com isso, avançarmos cooperativamente nessa importante missão de monitoramento da agricultura de baixo carbono no Brasil. ”

Sinergia e complementaridade
A Plataforma tem como missão articular ações de monitoramento da redução das emissões de GEE, sobretudo as reduções derivadas das ações previstas e em execução pelo Plano ABC.

A parceria entre a Embrapa com a FGV Agro vai possibilitar novos referenciais de conhecimentos, necessários ao bom andamento dos trabalhos da Plataforma. Os trabalhos desenvolvidos pelo Observatório ABC são focados prioritariamente em gestão, business e economia, enquanto as atividades produzidas na Embrapa e pela Plataforma ABC são de caráter agronômico e centrado em tecnologias modernas de monitoramento via satélite.

Gurgel ponderou que os trabalhos desenvolvidos pelo Observatório ABC podem ser mais úteis ao País, quando integrados ao trabalho da Plataforma ABC, combinando a expertise em gestão e business da FGV, com as ferramentas tecnológicas e a técnica da Embrapa.

“Acredito que essa aproximação de propósitos seja muito útil, no que se refere aos impactos relevantes para a agricultura de baixo carbono e para o Brasil e, por essa razão, desejamos contribuir com a Embrapa em áreas do conhecimento que não são prioritárias no corpo da pesquisa da Empresa”.

Pioneirismo
O coordenador técnico da Plataforma ABC, Celso Manzatto destaca a importância da parceria, uma vez que o Observatório ABC é o primeiro movimento importante de apoio ao Plano ABC no Brasil, gerando, desde o início de suas atividades, importantes trabalhos críticos-construtivos de avaliação da Política Pública, além de balizar o poder de mercado da agropecuária de baixo carbono no mundo.

Segundo Manzatto, “a parceria vai contribuir objetivamente para o desafio de mapear e quantificar os benefícios inerentes à essa política pública para a sociedade brasileira, além de ajudar na elaboração de novas metodologias, robustas o necessário, para que sejam reconhecidas e aceitas internacionalmente”.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114