Cuiabá | MT 19/04/2024
Agro
Terça, 10 de julho de 2018, 07h35

Projeto Biomas mostra tecnologias para adequação ambiental no Cerrado


Estratégias para restauração de Áreas de Reserva Legal (ARL) e de Áreas de Preservação Permanente (APP) no Cerrado foram apresentadas em dia de campo do Projeto Biomas na Fazenda Entre Rios, na região do PAD-DF, no Distrito Federal. Realizado no dia 29 de junho, o evento técnico contou com a participação de produtores e de profissionais de instituições ligadas à agricultura, ao meio ambiente e à extensão rural.

.

Segundo o pesquisador da Embrapa Cerrados (DF), José Felipe Ribeiro, coordenador regional do projeto, não basta o conhecimento científico. "É preciso criar estratégias que propiciem serviço ambiental com retorno econômico para o produtor. Para isso, o técnico que trabalha direto com o homem do campo deve conhecer alternativas tecnológicas que melhor se adaptem a sua realidade no momento da regularização ambiental”, explicou.

Os Sistemas Agroflorestais (SAFs), com um arranjo que associa espécies nativas do Cerrado (pequi, mangaba e baru) ao plantio de eucaliptos, estão entre as tecnologias recomendadas ao produtor. Foram apresentados modelos de recuperação de áreas com a perspectiva de conservação ambiental e melhoria de renda para o produtor, que podem ser aplicados em grandes, médias e pequenas propriedades rurais.

Na área experimental foram testadas várias estratégias de recuperação e restauração, desde as mais tradicionais, que exigem maior investimento, até as menos onerosas, que possibilitam a regularização dos produtores perante o Código Florestal e, ainda, obtenham retorno econômico.

Uma das ferramentas que está a disposição do produtor rural é o WebAmbiente, um sistema de informação interativo, disponível na internet, que facilita a busca de informações sobre soluções tecnológicas para uso, recuperação e restauração de ambientes em ARL e APP nos seis biomas nacionais. O WebAmbiente contempla o maior banco de dados brasileiro sobre espécies vegetais nativas, além de estratégias para recomposição do ambiente, possibilitando simulações que auxiliam o produtor a tomar decisões no processo de adequação ambiental da paisagem rural.

Monitoramento com drones

Uma nova tecnologia com capacidade de coletar dados e imagens de alta resolução vai contribuir para a geração de dados mais precisos sobre os experimentos do projeto. O pesquisador da Embrapa Acre (Rio Branco, AC), Marcus Vinício d´Oliveira, realizou um sobrevoo nos 70 hectares da área reservada aos experimentos do projeto, com um Veículo Aéreo Não Tripulado (os Vant’s, popularmente conhecidos como drones). O objetivo do voo foi mapear os experimentos e avaliar o desempenho dos sistemas implantados por meio da medição da cobertura de copas e a estimativa dos estoques de biomassa da vegetação. Os dados coletados pela câmera embarcada no drone vão apontar como a recuperação da área está se desenvolvendo.

A reintrodução da árvore na propriedade rural, com foco em ARL, Áreas de Sistema Produtivo (ASP) e Recuperação de Áreas Degradadas (RAD), é a principal meta do Projeto Biomas no Cerrado. Para desenvolver as atividades, o projeto conta com uma rede de profissionais que envolve pesquisadores da Embrapa, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (campus Dourados), Emater-GO, Emater-DF e Instituto Federal Goiano.

O Projeto Biomas, iniciado em 2010, é fruto de uma parceria entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com a participação de mais de quatrocentos pesquisadores e professores de diferentes instituições, em um prazo de nove anos. Os estudos estão sendo desenvolvidos nos seis biomas brasileiros para viabilizar soluções com árvores para a proteção, recuperação e o uso sustentável de propriedades rurais nos diferentes biomas. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114