Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Sexta, 12 de outubro de 2018, 12h04

Alunos do Ensino Fundamental e Médio visitam a sede da Embrapa Pecuária Sul


Na quarta-feira (03/10) e quinta-feira (04/10) cerca de 90 alunos de duas escolas de Aceguá e Bagé visitaram a sede da Embrapa Pecuária Sul. Na quarta-feira foi a vez da Escola Barão de Aceguá, que trouxe mais de 30 alunos do ensino médio, já na quinta-feira, quem participou foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental São Pedro, com a turma do 7º ano. As visitas tiveram como palestrantes os pesquisadores Gustavo Trentin, Renata Suñé e Ana Cristina Mazzocato e o analista Robert Domingues. O principal objetivo da atividade foi conhecer os trabalhos realizados na Unidade, especificamente, na área do manejo de pastagens, a partir dos parâmetros meteorológicos, o manejo do gado de leite, pesquisas relacionadas aos seres vivos e o esclarecimento do funcionamento de um laboratório.

.

A professora da área de Ciências Humanas da Escola Barão de Aceguá, Flávia de Blanco, explica que o Coisas do Meu Pago é um dos projetos internos interdisciplinares da escola. De acordo com Flávia, todo ano os alunos realizam diversas excursões para conhecer e coletar informações. O projeto é apresentado no fim do ano em um seminário aos colegas. Esse ano o tema é o circuito econômico do município, que vai ser dividido entre a área da bovinocultura e de pastagens. O trabalho tem o princípio de aproximar os alunos da realidade local, visando mostrar a importância da pesquisa. “Esse projeto tem como objetivo despertar o desenvolvimento do pensamento científico. A gente pediu que eles tivessem o acompanhamento do processo de pesquisa do produto para eles poderem avaliar o valor do conhecimento”, relata a professora.

O tema do trabalho do aluno do primeiro ano da Escola Barão, Jonathan Strutz, de 16 anos, são as principais pesquisas que vêm sendo realizadas na Embrapa Pecuária Sul. Segundo Strutz, o trabalho desempenhado na Embrapa é importante para ajudar e facilitar o aumento da produção do produtor rural. O aluno fala que a visita serviu para adquirir novos conhecimentos sobre a área e exalta a oportunidade que a Embrapa proporcionou aos alunos. “Aquilo ali achei muito legal (Estação Meteorológica)! Nunca tinha chegado perto de uma coisa dessa, nunca tive tanto conhecimento como hoje! Achei muito interessante”, afirma Jonathan.

A professora de Ciências da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Pedro, Ana Paula Corrêa, falou da importância de trazer os alunos para fora da sala de aula e vivenciar o que é aprendido nos livros. “Acho muito importante essa extensão da disciplina de ciências, porque eles (alunos) trabalham com os seres vivos e como a Embrapa Pecuária Sul trabalha com pesquisas desses animais, resolvi trazer eles para colocarem em prática o que eles aprendem na sala de aula”, disse. Ana Paula, que estagiou na Unidade entre 2002 e 2005, na área de Sanidade Animal, enfatiza a importância da pesquisa da Embrapa na região e o incentivo no surgimento de novos pesquisadores. “Temos alunos que querem ser futuros cientistas, biólogos, veterinários, agrônomos, por causa dessas aulas mais interessantes. Esse é o objetivo da minha aula e da minha extensão aqui na Embrapa hoje”, ressalta Ana Paula.

Louise Dias, de 12 anos, é aluna do 7º ano da Escola Municipal São Pedro e conta que é a primeira vez que visita a Embrapa. Motivada por sua madrinha que cursa biologia, Louise fala que pretende ser bióloga no futuro. “Estou achando legal a visita, o que eu gostei mais foi da Casa de Vegetação, a estufa, eu adoro plantas! Vir aqui (na Embrapa) não é uma coisa que a gente vê todo dia. A gente só fica dentro da sala de aula e aqui a gente vê como é que funciona na prática”, relata a aluna.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114