Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Domingo, 13 de março de 2022, 10h16

Delegacia do Meio Ambiente conta com parcerias para a prevenção e combate a crimes ambientais


.




Em um estado de grandes dimensões territoriais, que engloba três dos principais biomas do país, a preservação do meio ambiente é um dos focos da Polícia Civil de Mato Grosso, que por meio de parcerias vem reestruturando a Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) melhorando a capacidade da unidade no combate e investigação de crimes ambientais em todo estado.

A especializada conta com um Acordo de Cooperação junto a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) para o desenvolvimento dos trabalhos investigativos realizados, sendo a secretaria uma aliada no combate às infrações ambientais.

Atuando junto às Delegacias de Polícia Civil do interior do Estado e com os órgãos ambientais parceiros tanto em âmbito estadual quanto em âmbito federal, a Dema está a frente de investigações e apuração de ilícitos ambientais e penais praticados contra a fauna, flora, poluição e outros crimes, ordenamento urbano e o patrimônio cultural e administração ambiental em todo o território mato-grossense, além do apoio e força policial nas fiscalizações de rotina do órgão fiscalizador ambiental parceiro.

Dema e Ibama atuam em parceria


Entre as frentes que a Dema atua estão o combate ao desmatamento em área de preservação permanente, unidades de conservação, fraude em licenciamento ambiental, poluição ambiental (solo, água e ar), pesca predatória e maus tratos de animais, sendo que este, quando se trata de cão e gato a pena hoje é de até 05 anos de reclusão, além do combate às organizações criminosas quanto a crimes ambientais e outros crimes afins.

Em um estado que possui 903.357,908 km2 de extensão e é o terceiro maior do país, ficando atrás somente do Amazonas e do Pará, Mato Grosso é o único do Brasil a ter, sozinho, três dos principais biomas do país, Amazônia, Cerrado e Pantanal, além de dois tipos de florestas existentes em Mato Grosso, a Floresta Amazônica e a Floresta Estacional, ocupando cerca de 50% do território mato-grossense. Concentrada no norte do estado, a Amazônia é o que existe de mais complexo em termos de biodiversidade no mundo.

A riqueza natural do Estado de Mato Grosso é imensa, o que aumenta a complexidade das investigações que necessitam de tecnologia específica para o desenvolvimento dos trabalhos da forma que a sociedade e a biodiversidade mato-grossense precisam.

Diante da necessidade de investimentos em recursos humanos, financeiros e tecnológicos específicos para atuar de forma mais robusta no combate ao crime ambiental no Estado, a Dema vem apostando no conteúdo em fazer o melhor com o que dispõe e vem buscando parcerias para que os recursos sejam ampliados e melhorados.

A delegada titular da Dema, Liliane Murata, explica que o atual projeto da especializada é usar todo o potencial das atividades de: inteligência policial, tático, operacional e estratégico para cumprir as ações com mais celeridade e robustez.

.


“Hoje os recursos humanos da Especializada ainda é insatisfatório perto do tamanho da nossa circunscrição que é Estadual, mas temos que trabalhar com o que temos, sendo assim, estamos investindo em conteúdo, pois temos policiais civis capacitados que possuem plenas condições de desenvolverem os trabalhos com excelência, fazendo o melhor com os poucos recursos disponíveis, acreditamos que o ideal sempre estará a um passo a frente na administração pública ou privada porque o ser humano está sempre buscando melhorar e aperfeiçoar todos os dias”, disse a delegada.


Liliane frisou ainda a importância das denúncias para continuidade e efetividade das ações da Dema destacando que boa parte dos trabalhos são realizada a partir da colaboração da sociedade por meio de denúncias.

“Nosso objetivo é atuar efetivamente na apuração das infrações penais e ambientais, colaborando e fazendo cumprir o papel da investigação da polícia civil nesta área de atuação. Mato Grosso é um Estado que vive e respira o meio ambiente. Um Estado abençoado e de uma sociedade que merece e necessita zelo pelo meio ambiente e nós estamos à disposição da sociedade para colaborar no que for preciso no combate aos crimes ambientais”, destacou.

Informações sobre crimes ambientais podem ser passadas por meio do Disque Denúncia da Polícia Civil, 197, de forma anônima, segura e sigilosa.


Delegacia do Meio Ambiente

.

Consolidada legalmente no art. 97-C da Lei Complementar n.º 407/2010 – Estatuto da Polícia Civil de Mato Grosso, a Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) possui circunscrição em âmbito estadual para combater e investigar crimes ambientais e tem a missão de planejar, supervisionar e coordenar as atividades proativas e investigativas afeta a sua atribuição, contando com o apoio logístico e operacional da unidade circunscricional do fato.

Ligada a Diretoria de Atividades Especiais da Polícia Civil de Mato Grosso, a Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) atualmente encontra-se localizada na área territorial da Sema, no Centro Político Administrativo - CPA – Rua: C, esquina com a F, CPA – Cuiabá-MT, fone: 65 3645-4902.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114