Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Segunda, 11 de abril de 2022, 11h01

Capacitação técnica trata do sistema de produção do caju


.


O sistema de produção do caju é o tema da próxima palestra da "Capacitação em Fruticultura Tropical", que será realizada na terça-feira (12), às 9h. A apresentação técnica será feita pelo pesquisador Luiz Augusto Serrano, da Embrapa Agroindústria Tropical. Os interessados podem acompanhar o evento on-line pelo canal da Embrapa no Youtube ou pela página da Embrapa Cerrados no Facebook.

O pesquisador vai apresentar os clones de cajueiro criados pela Embrapa e os principais tratos culturais para o cultivo no Nordeste brasileiro, região que apresenta 99% da produção e área cultivada no Brasil. Ele também vai falar a respeito dos aspectos botânicos do cajueiro e fazer um breve relato da importância econômica da cultura.

De acordo com Antônio Genésio Vasconcelos, chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agroindústria Tropical, o caju tem um apelo comercial muito forte, não apenas por suas características nutricionais, sendo rico em vitamina C, ferro e fibras, mas também pelo aroma e sabor. “Cada vez mais o consumidor brasileiro tem optado pelo consumo in natura da fruta. Essa é uma ótima oportunidade para o produtor de caju tecnificado ocupar mercado e estimular que o fruto seja mesmo uma opção de consumo diário na mesa dos brasileiros”, afirmou.

O cajueiro é nativo do Brasil. É considerada uma planta robusta, com baixa pegada hídrica e com produção concentrada na região de sequeiro do nordeste do país. “Quando bem conduzida, ela apresenta resultados de destaque nas regiões do semiárido brasileiro conhecidas por ser de extrema seca. Passamos nos últimos seis anos por um período crítico de seca e os produtores que utilizam a tecnologia da Embrapa, com devido manejo e nutrição, conseguiram ter bons resultados com a cultura”, destacou o chefe de TT, da Unidade localizada em Fortaleza (CE).

A Capacitação em Fruticultura Tropical é uma realização da Embrapa Cerrados em parceria com outras unidades da Embrapa, Emater-DF e Superintendência Federal de Agricultura DF (Mapa), Emater-MG, Emater-GO, Senar e da Rota da Fruticultura da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride).

Segundo Fábio Faleiro, chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Cerrados e coordenador do evento, a capilaridade desse curso de capacitação está sendo muito grande com o uso das plataformas digitais.“Temos palestras com mais de 7000 visualizações de participantes de praticamente todos os estados do Brasil. Engenheiros agrônomos, técnicos e fruticultores estão participando desta iniciativa para atualizar seus conhecimentos em diferentes frutíferas e sistemas de produção”, comemora. 

Serviço: Sistema de produção do caju
Quando: 12 de abril, às 9h
Onde: https://www.youtube.com/watch?v=N53L_0VUdB0

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114