Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Segunda, 02 de maio de 2022, 13h22

Cearpa-MT completa 15 anos e reforça compromisso com crescimento sustentável do Agro


.


Criado com a finalidade de fortalecer e representar o segmento de comércio de defensivos agrícolas, o Conselho Estadual das Associações de Revenda de Produtos Agropecuários (Cearpa-MT) completa 15 anos de fundação e reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável no campo.

No último ano, por meio de seus associados, garantiu a cobertura de 12 milhões de hectares produtíveis com o fornecimento dos insumos. Além da assistência técnica especializada, presta diversos serviços aos produtores rurais relacionados à armazenagem e transporte de insumos, agricultura de precisão, comercialização de grãos, linhas de crédito, recomendação e orientação do uso correto de defensivos.

Por meio de suas iniciativas pelo aperfeiçoamento da produção agrícola, as empresas ligadas ao Cearpa-MT também são responsáveis pela introdução de novas tecnologias de aplicação de produtos fitossanitários, além de incentivar o uso adequado dos equipamentos de proteção individual pelos aplicadores, entre outras iniciativas que visam fortalecer o agronegócio.

“Em 15 anos de atuação, temos cumprido importante papel de pioneirismo em iniciativas que garantem utilização correta e eficiente dos defensivos agrícolas, fundamentais para a produção em larga escala das commodities que fazem de Mato Grosso uma potência econômica”, ressalta Júnior Bonfanti, presidente do Cearpa-MT.

O conselho foi criado em 2007 para congregar, representar e defender as associações dos revendedores de insumos, até então organizados somente em nível municipal. Por meio da atividade, são gerados mais de 6 mil empregos diretos e indiretos em Mato Grosso. Além disso, 345 eventos técnicos foram direcionados aos produtores rurais em 2021, garantindo formação e fortalecimento do propósito de crescimento alinhado às questões ambientais.
Impacto Social

Outro aspecto de destaque na atuação do Cearpa-MT é a logística reversa para as embalagens vazias de defensivos agrícolas. No ano passado, foram retiradas 13 mil toneladas do campo e encaminhadas para as indústrias de reciclagem de forma ambientalmente correta.

Em 15 anos, o conselho tem protagonizado e participado de diversas iniciativas que promovem ações sociais e projetos ambientais. No campo social, só em 2021, foram doadas 2.653 cestas básicas e kits de higiene em todos os municípios onde estão localizadas as unidades de recebimento de embalagens.

Na área da saúde e da educação, o Cearpa-MT também realizou doações de kits escolares, computadores, bicicletas, e durante a pandemia, doou R$ 100 mil para compra de respirador UTI Covid em Lucas do Rio Verde, no começo da pandemia.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114