Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Terça, 10 de maio de 2022, 10h04

Agrotins 2022 traz vitrine de tecnologias da Embrapa para cultivo do algodão e do gergelim


.


A Embrapa vai levar para a edição 2022 da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2022) duas boas novidades para cotonicultores e agricultores interessados no cultivo do gergelim. Para os primeiros, está previsto lançamento da cultivar de algodão BRS 500 B2RF, um algodoeiro transgênico, de alta produtividade e produção de fibra branca de comprimento médio,

Já para o agronegócio do gergelim, a estatal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento divulgará detalhes de sua mais nova cultivar, a BRS Anahi, com bom desempenho agronômico nas diferentes regiões do país. Além da alta produtividade, possui características qualitativas de interesse da indústria, que atendem às exigências tanto do mercado interno quanto externo.

Segundo João Henrique Zonta, chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Algodão (Campina Grande – PB), a BRS 500 é resistente a lagartas e ao herbicida glifosato (Bollgard II RRFlex) “É uma planta com resistência à doenças, com destaque para resistência à mancha de ramulária e ao nematoide das galhas. Indicada para cultivo em áreas comerciais de elevada produtividade e áreas com incidência de nematoide das galhas na região do Cerrado”, destaca Zonta.

Com relação à BRS Anahi, de gergelim, trata-se de uma cultivar com características capazes de atender ao consumo de mesa, por ter sementes esbranquiçadas e, por possuir alto teor de óleo, também atende à indústria de óleo, com excelentes rendimentos e aumento de produtividade com relação à cultivares com menor teor de óleo nas sementes. Por ter porte ereto e sem ramificação, constitui um passo importante em sistemas de cultivos adensados com colheita mecanizada.

A nova cultivar apresenta sementes de película clara, bem maiores que as disponíveis do mercado, e adaptação à colheita mecanizada ou manual. A cultivar apresenta maior retenção de sementes nas cápsulas (semi-deiscência), sementes de coloração creme, ciclo precoce com cerca de 90 dias, hábito de crescimento não ramificado, arquitetura de planta ereta, potencial produtivo de até 1.600 kg/ha e teor de óleo de até 52%.

Segundo a pesquisadora Nair Helena Arriel, que desenvolveu a BRS Anahi, suas características também facilitam o manejo das plantas em colheita manual com redução do índice de perdas de grão para o solo. A nova cultivar possui grande abrangência geográfica no território brasileiro, podendo ser cultivada em Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Amapá, Roraima, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Tocantins.

“Temos atuado para lançar cultivares cada vez mais produtivas e mais adaptadas a diferentes ambientes, com maior teor de óleo e tolerância a pragas e doenças, mirando tanto o mercado de alimentos quanto o de óleo”,

Agrotins

Considerada uma das maiores feiras agropecuárias do país e uma das principais do segmento, a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) chega neste ano a sua 22ª edição e acontece na capital Palmas entre 10 e 14 de maio.

A Embrapa está presente desde a primeira edição do evento. A 22ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2022), com o tema “Integrar, Intensificar para Preservar” tem como objetivo apresentar novidades para o desenvolvimento da produção, apoiar e incentivar a continuar produzindo uma agricultura sustentável. A Feira é uma organização do Governo do Estado, por meio da Seagro.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114