Cuiabá | MT 25/04/2024
Agro
Terça, 04 de março de 2014, 10h21

Ucrânia garante que turbulência não atingirá safra de grãos


 A Ucrânia, um dos maiores exportadores mundiais de grãos, garantiu que a turbulência política não reduzirá a semeadura de grãos de primavera no país, disse o novo ministro da Agricultura ucraniano.

Os mercados futuros do trigo e do milho subiram mais cedo nesta segunda-feira, com as tensões na Ucrânia alimentando temores de interrupção nos embarques do Mar Negro, uma das principais zonas de exportação de grãos do mundo.

A Ucrânia convocou reservistas no domingo e Washington ameaçou isolar a Rússia economicamente após o presidente russo, Vladimir Putin, declarar que ele tinha o direito de invadir o país vizinho, se a situação se agravar por lá.

"Eu não vejo grandes problemas com a semeadura até o momento", disse à Reuters o ministro da Agricultura da Ucrânia, Ihor Shvaika, nesta segunda-feira. "Vamos fazer tudo para que a área de grãos de primavera não caia."

Alguns comerciantes têm sido relutantes em acertar novos contratos com o país, enquanto as tensões entre a Ucrânia e a Rússia estão aumentando, disse Shvaika. "Estamos fazendo tudo para retomar o processo", acrescentou.

O Departamento de Agricultura dos EUA prevê que a Rússia e a Ucrânia exportem um total de 26,5 milhões de toneladas de trigo na temporada 2013/14, ou 17 por cento dos embarques globais. No milho, a Ucrânia sozinha tem previsão de exportar 18,5 milhões de toneladas, ou 16 por cento do total das exportações.

Durante a campanha atual, a Ucrânia planeja semear 8,7 milhões de hectares de grãos de primavera.

(Reuters)




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114