Cuiabá | MT 25/04/2024
Agro
Segunda, 10 de março de 2014, 13h16

Marfrig tem prejuízo de R$83,4 mi no 4o tri; abaixo do esperado


 A Marfrig Alimentos, segunda maior processadora de carne bovina do país, teve prejuízo de 83,4 milhões de reais quarto trimestre de 2013, com uma melhora do desempenho operacional, informou em comunicado neste domingo.

No trimestre anterior, a empresa havia registrado prejuízo de 194 milhões de reais.

Pesquisa com analistas de bancos e corretoras apontava um prejuízo de 91 milhões de reais no trimestre.

No mesmo trimestre de 2012, o prejuízo da empresa somava 284 milhões de reais. Mas na ocasião, a Marfrig ainda contava com a Seara entre suas operações no segmento de aves, divisão que foi vendida no ano passado para a JBS, em uma operação que visava à redução do nível de endividamento da Marfrig.

A empresa teve no quarto trimestre um aumento na geração de fluxo de caixa, resultado de uma melhora na administração do capital de giro (com racionalização de uso de estoques), redução de dívida bruta e da dívida de curto prazo, segundo a companhia.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado, somou 422,5 milhões de reais.

"Chegar ao fim de 2013, entregando ao mercado o melhor trimestre do ano, sinaliza nosso comprometimento com o desempenho operacional do grupo", disse a companhia no comunicado.

A receita da companhia no período ganho de 0,7 por cento no quarto trimestre ante o terceiro, totalizando 4,978 bilhões de reais.

A Marfrig realizou operações ao longo de 2013 na tentativa de reduzir o nível de débitos no curto prazo e a relação dívida líquida Ebitda, que no último trimestre do ano ficou em 3 vezes, contra 2,8 vezes ante o terceiro trimestre.

A dívida líquida da companhia subiu no trimestre por causa da variação da taxa de câmbio, acrescentou.

A empresa informou ainda que estuda alternativas para suas operações externas com a Moy Park, na Irlanda, e a Keystone Foods, marca presente na Ásia, Oceania e nos Estados Unidos.

"Estamos explorando e analisando a possibilidade de realizar a abertura de capital de nossas subsidiárias no exterior", disse, ressaltando que esta iniciativa está em "fase exploratória".

Segundo a nota, o objetivo destas operações seria injetar capital adicional para crescimento na Europa e Ásia, usar parte dos recursos para redução adicional de endividamento.

RESULTADO ANUAL

A Marfrig teve um prejuízo de 816 milhões de reais em 2013, em comparação com um lucro líquido de 264 milhões de reais do ano anterior.

"O resultado negativo de 2013 se deve à variação cambial negativa na ordem de 590 milhões de reais, efeito esse não caixa, em função da desvalorização do real frente ao Dólar", disse a companhia em outro comunicado.

A empresa acrescentou que o resultado negativo de operações de derivativos que, embora transferidas com a venda das operações da Seara e Zenda, ainda impactou o resultado de 2013.

A receita líquida da processadora somou 18,75 bilhões em 2013, alta de 14 por cento ante 2012, graças a um aumento dos preços médios.

A empresa citou um avanço da Marfrig Beef --principal divisão com fatia de 46 por cento da receita-- compensando momento desfavorável em algumas das operações internacionais em 2013.

A Marfrig Beef teve bom resultado por conta do incremento das exportações do Brasil e nas vendas ao canal de food service no mercado interno.

Em 2013, o Ebitda ajustado atingiu 1,446 bilhão, comparado a 1,505 bilhão registrados em 2012.

(Por Fabíola Gomes)




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114